Arsenicum bromatum
Mental:
Ansiedade intensa, inquietação e medo da morte. Preocupação com a saúde, medo de doenças graves. Irritabilidade, inquietação mental.
Físico:
Indicado para acne severa, erupções cutâneas, pústulas, abscessos, psoríase e eczema. Asma e dificuldades respiratórias, com sensação de sufoco, pior à noite. Possível desconforto abdominal e diarreia, especialmente associada a intoxicação alimentar. Fraqueza geral e cansaço físico.
Modalidades:
Piora à noite, no frio e em condições húmidas.
Melhora com calor e em ambientes quentes.
O tema é perda do trabalho ou falência da empresa, sente-se responsável e culpa-se pelo fracasso. Tem medo de que tudo o que possui seja levado, especialmente o fruto do seu trabalho. Preocupação constante com ladrões e com a possibilidade de perder as suas ferramentas, o que o impediria de continuar a trabalhar. Sente-se envelhecido, com a sensação de que outros aguardam a sua morte para assumirem o controlo.
A ganância surge do medo de ficar sem o suficiente, tornando-se avarento. Sente ciúmes dos que possuem mais e obtém prazer no infortúnio alheio. Para evitar a decadência, tenta ser meticuloso, mas acredita que o colapso é inevitável. Verifica tudo repetidamente, mas nunca sente que é suficiente. Vive inquieto, com medo de perder tudo, teme ser abandonado, sentir-se indesejado e sem amor, agora que já não possui os seus bens.