• Bromium

    Bromi­um

    Encon­tra sem­pre uma fase difí­cil da vida, onde o tér­mi­no do tra­bal­ho, seja por doença, aposen­ta­do­ria ou demis­são, gera um sen­ti­men­to pro­fun­do de negação. Ele não con­segue aceitar que não voltará a tra­bal­har e que ficará em casa, ina­ti­vo. Este quadro é agrava­do pela cul­pa inten­sa que sente por ter deix­a­do o tra­bal­ho, como se tivesse fal­ha­do ou cometi­do um erro irreparáv­el. Em situ­ações opostas, a difi­cul­dade seria largar o tra­bal­ho, mostran­do uma lig­ação emo­cional ao ato de tra­bal­har.

    O sen­ti­men­to de cul­pa tor­na-se tão forte que o paciente se sente con­de­na­do e persegui­do, evi­tan­do ser olha­do por out­ros, como se a obser­vação alheia reforçasse o seu sen­so de fal­ha. Esta sen­sação de perseguição pode levá-lo a iso­lar-se e fugir da inter­ação social. Em casos mais graves, a cul­pa reli­giosa exac­er­ba a sua psi­cose, crian­do a ilusão de que será punido por Deus, levan­do a um pro­fun­do medo do cas­ti­go divi­no.

    Quan­do o paciente perde o con­tro­lo, as suas paixões e instin­tos são lib­er­ta­dos, tor­nan­do-se inten­so e apaixon­a­do em tudo o que faz. Esta inten­si­dade reflete-se par­tic­u­lar­mente nos seus impul­sos sex­u­ais e agres­sivos, com uma forte incli­nação para o adultério e com­por­ta­men­tos fora do con­tro­lo moral habit­u­al.

    A nív­el físi­co, o paciente apre­sen­ta adenopa­tias (inchaço nos gânglios lin­fáti­cos), sin­tomas larín­geos que afe­tam a gar­gan­ta, e sinais de ane­mia, o que pode agravar o seu esta­do ger­al de saúde e con­tribuir para o seu declínio emo­cional e psi­cológi­co.


tradutor
error: Content is protected !!