Cobaltum matallicum
Utilizado principalmente para tratar condições relacionadas ao sistema nervoso, articulações e coluna.
No campo mental e emocional, os pacientes podem apresentar ansiedade, nervosismo e esgotamento mental, frequentemente acompanhados de dificuldade de concentração, especialmente após esforço físico ou intelectual prolongado. No campo físico, as principais queixas estão relacionadas à coluna vertebral e região lombar, com dores intensas, especialmente após longos períodos sentado ou de pé. Também é comum a presença de ciática, com dor que irradia das costas para as pernas, muitas vezes associada à fraqueza muscular. As extremidades também podem ser afetadas, com fraqueza, tremores e dores nas articulações, particularmente nos quadris e pernas, resultando em rigidez e cansaço.
Além disso, o sistema urinário pode ser impactado, levando à urgência urinária e, em alguns casos, incontinência, principalmente após esforço físico. Os sintomas geralmente pioram com o esforço físico prolongado, em posições fixas como estar sentado ou em pé por muito tempo, e tendem a melhorar com repouso e ao deitar-se. No geral, o paciente apresenta exaustão física e mental, com uma sensação constante de fadiga após o esforço, além de formigueiro ou entorpecimento nas extremidades, juntamente com fraqueza muscular generalizada. Cobaltum metallicum é indicado, principalmente, para pessoas que sofrem de dores nas costas, ciática e esgotamento físico e mental, agravados pelo trabalho ou esforço prolongado.
O tema é preparam uma tarefa, mas temem o fracasso e as críticas, tendem a cancelar os seus planos por medo de desapontar a comunidade. Encaram qualquer crítica como um sinal de fracasso. Têm receio de cometer erros, especialmente em provas ou situações avaliativas. Mentalmente, são animadas, mas pessimistas, inquietas e irritáveis, reprimindo a sua agressividade. Em termos físicos, apresentam sintomas predominantemente no lado direito do corpo, têm aversão a alimentos ácidos e desejo por peixe, doces, carne e temperos. Também pode haver problemas relacionados com as costas, como espinha bífida, e questões renais ou masculinas.