• Cobaltum matallicum

    Cobal­tum matal­licum

    Uti­liza­do prin­ci­pal­mente para tratar condições rela­cionadas ao sis­tema ner­voso, artic­u­lações e col­u­na.

    No cam­po men­tal e emo­cional, os pacientes podem apre­sen­tar ansiedade, ner­vo­sis­mo e esgo­ta­men­to men­tal, fre­quente­mente acom­pan­hados de difi­cul­dade de con­cen­tração, espe­cial­mente após esforço físi­co ou int­elec­tu­al pro­lon­ga­do. No cam­po físi­co, as prin­ci­pais queixas estão rela­cionadas à col­u­na ver­te­bral e região lom­bar, com dores inten­sas, espe­cial­mente após lon­gos perío­dos sen­ta­do ou de pé. Tam­bém é comum a pre­sença de ciáti­ca, com dor que irra­dia das costas para as per­nas, muitas vezes asso­ci­a­da à fraque­za mus­cu­lar. As extrem­i­dades tam­bém podem ser afe­tadas, com fraque­za, tremores e dores nas artic­u­lações, par­tic­u­lar­mente nos quadris e per­nas, resul­tan­do em rigidez e cansaço.

    Além dis­so, o sis­tema urinário pode ser impacta­do, levan­do à urgên­cia urinária e, em alguns casos, incon­tinên­cia, prin­ci­pal­mente após esforço físi­co. Os sin­tomas geral­mente pio­ram com o esforço físi­co pro­lon­ga­do, em posições fixas como estar sen­ta­do ou em pé por muito tem­po, e ten­dem a mel­ho­rar com repouso e ao deitar-se. No ger­al, o paciente apre­sen­ta exaustão físi­ca e men­tal, com uma sen­sação con­stante de fadi­ga após o esforço, além de formigueiro ou entor­pec­i­men­to nas extrem­i­dades, jun­ta­mente com fraque­za mus­cu­lar gen­er­al­iza­da. Cobal­tum metal­licum é indi­ca­do, prin­ci­pal­mente, para pes­soas que sofrem de dores nas costas, ciáti­ca e esgo­ta­men­to físi­co e men­tal, agrava­dos pelo tra­bal­ho ou esforço pro­lon­ga­do.


    O tema é preparam uma tare­fa, mas temem o fra­cas­so e as críti­cas, ten­dem a can­ce­lar os seus planos por medo de desapon­tar a comu­nidade. Encar­am qual­quer críti­ca como um sinal de fra­cas­so. Têm receio de come­ter erros, espe­cial­mente em provas ou situ­ações avalia­ti­vas. Men­tal­mente, são ani­madas, mas pes­simis­tas, inqui­etas e irritáveis, repri­m­in­do a sua agres­sivi­dade. Em ter­mos físi­cos, apre­sen­tam sin­tomas pre­dom­i­nan­te­mente no lado dire­ito do cor­po, têm aver­são a ali­men­tos áci­dos e dese­jo por peixe, doces, carne e tem­per­os. Tam­bém pode haver prob­le­mas rela­ciona­dos com as costas, como espin­ha bífi­da, e questões renais ou mas­culi­nas.


tradutor
error: Content is protected !!