Mercurius sulphuratum
Necessita alcançar uma posição elevada para se sentir amado, mas teme que outros tomem o controlo, obrigando‑o a usar táticas autoritárias. Não demonstra sentimentos ao cônjuge, temendo rejeição, e é desconfiado, dificultando o amor genuíno. Sente medo constante de que algo aconteça ao cônjuge ou de vingança dos “inimigos”, chegando a desejar eliminá-los. Quando perde o poder, luta para recuperar o respeito, mas, eventualmente, negligencia o cônjuge e a si mesmo. Reprime a irritabilidade. Sintomas particulares incluem desconforto nos órgãos genitais masculinos e no nariz.
O tema é a busca manter o poder a qualquer custo, com forte senso de responsabilidade, desconfiança e tendência a manipular. Tem uma abordagem conservadora, repetindo estratégias com organização e arrogância. Possui uma inclinação destrutiva, ideias de autodestruição ou violência, e fraca memória.
A nível infantil, a descrição aponta para uma criança desobediente e desafiante, impulsiva e apressada, mas frequentemente retraída, com sudorese e salivação abundantes. Sintomas físicos principais incluem tremores, cãibras, espasmos nos membros e problemas na boca, como halitose, língua dentada e sialorreia.