Eupatorium perfoliatum
Clinica:
Ânus, herpes de. Dor nas costas. Febre biliosa. Ossos, dores nos ossos. Tosse. Dengue. Diarréia. Fracturas. Gota. Gota. Enxaqueca. Indigestão. Gripe. Febre intermitente. Icterícia. Fígado, dor de. Sarampo. Boca, fissuras. Febre recorrente. Febre recorrente. Febre remitente. Reumatismo. Febre de bolhas. Febre maculosa. Dores sifilíticas. Sede. Feridas.
Mente:
Sente-se à noite como se estivesse a enlouquecer. — Gemido; ansiedade; desânimo. — Muito inquieto; não consegue manter-se quieto, embora o deseje.
Cabeça:
De manhã cedo, turbilhonamento no cérebro como se ele tivesse sido turbilhonado numa tela fria: repetido após uma breve interrupção. — Dor de cabeça com uma sensação de dor interna; amel. em casa; agg. ao sair ao ar livre pela primeira vez; amel. pela conversa. — Dor de cabeça e náusea a cada duas manhãs, ao acordar. — Dor no occipital após deitar, com sensação de peso; deve ajudar com a mão para levantar a cabeça. — Dor latejante na testa e no occipital, depois de se levantar. — Dor e pulsação na parte posterior da cabeça. — Calor no topo da cabeça. — Dor de cabeça violenta, que surge antes do arrepio, dura todas as fases e é pior durante o suor.
Olhos:
Dor dolorosa nos globos oculares. — Grande aversão à luz. — Dor dolorosa nas pálpebras.
Nariz:
Coriza, com espirros; dor em todos os ossos.
Boca:
Palidez da mucosa da boca. — Língua coberta de pelo branco — Dor nos cantos da boca.
Estômago:
Náuseas devido ao cheiro dos alimentos ou dos cozinhados. — Indigestão por álcool, de pessoas idosas. — Sede de água fria. — Sede de grandes braçadas de água fria antes e durante o frio. — Vómitos imediatamente após beber e precedidos de sede. — Náuseas e vómitos de alimentos. — Vómitos depois de cada bebida. — Vómitos de bílis, com tremores e grande náusea, causando grande prostração. — A roupa apertada é opressiva.
Abdómen:
Dor na região do fígado; ao mover-se ou tossir. — Dores de cólica na parte superior do abdómen, com dor de cabeça e outras dores. — Abdómen cheio e timpanítico.
Fezes e anús:
Prisão de ventre, com catarro — Diarreia matinal. — Fezes purulentas, com ardor e calor no ânus.
Órgãos urinários:
Urina clara e de cor escura. — Urina castanha-escura, escassa, com depósito de um sedimento esbranquiçado, semelhante a argila. — Comichão nos mons veneris.
Órgãos respiratórios:
Rouquidão. — Rouquidão agg. manhãs; dor na traqueia e nos brônquios. — Tosse com dor e calor nos brônquios; rosto corado e olhos lacrimejantes. — Tosse com ataque à noite. — Tosse de um resfriado, agg. 2 a 4 da manhã; excitada por cócegas no peito, causando aperto no peito; tosse agg. deitado de costas, amel. ajoelhado com o rosto em direção ao travesseiro; expetoração escassa; plenitude dolorosa na cabeça ao tossir ou assoar o nariz; baixa de espírito. — Tosse héctica, devido a febre intermitente suprimida. — Dificuldade de respirar, acompanhada de transpiração, semblante ansioso, insónia. — Dor no peito; agg. da inspiração. — Incapacidade de se deitar sobre o lado esquerdo. — Dor aguda no peito direito ao inspirar profundamente; sente-se à noite como se estivesse a enlouquecer; a respiração perturbada assusta‑o.
Coração:
Pressão como se o coração estivesse num espaço demasiado pequeno. — Dor, dor e peso atrás do esterno e na região cardíaca; agg. pelo menor movimento ou virando o corpo.
Pescoço e costas:
Dor latejante na nuca e no occipital; melhora ao levantar-se. — Dor dolorosa nas costas, como se fosse uma contusão. — Fraqueza na parte inferior das costas. — Tremor nas costas durante a febre.
Membros:
Dor nos ossos com dor na carne. — Dor intensa e dor nos membros, como se tivessem sido feridos ou espancados. — Dor nos pulsos como se estivessem partidos ou deslocados. — Calor nas mãos, por vezes com transpiração. — Inchaço gotoso de ambos os pés e tornozelos. — Calor nas solas dos pés, de manhã.
Pele:
Icterícia.
Sono:
Alongamento e bocejo; bocejo antes do frio; sonolência com dificuldade em respirar. — Tem de se deitar com a cabeça levantada. — Dor de cabeça ao acordar.
Febre:
Sede muito antes da constipação, que continua durante a constipação e o calor; — No fim da constipação, vómitos de bílis, ou depois de cada corrente de ar. — Dor nos ossos (como se estivessem quebrados) em todo o corpo, antes do início do frio. — Dor de cabeça, dor nas costas e sede durante o frio. — Durante o frio e o calor, dor de cabeça latejante. — O frio é induzido ou acelerado pela ingestão de água fria. — Dores dolorosas no scrobiculus cordis, durante o frio e o calor — Dores dolorosas, com gemidos durante a fase fria. — Frio durante a transpiração nocturna. — Frieza durante toda a noite e manhã; tremores e náuseas ao menor movimento; dor intensa e dor nas costas e membros; mais tremores do que o grau de frio justifica. — O paroxismo da febre intermitente começa geralmente de manhã. — A febre começa de manhã; acompanhada de dor, tremores, fraqueza e dor; mas pouca ou nenhuma transpiração. — Grande fraqueza e prostração durante a febre. — Dor de cabeça e tremores durante o calor; — Vómitos de bílis no final da fase quente. — Vómitos de bílis após o arrefecimento. — A febre cessa com a transpiração e o sono. Durante a apirexia, tosse frouxa. — Quando há transpiração, esta alivia todos os sintomas, exceto a dor de cabeça.