• ARGENTUM NITRICUM

    ARGENTUM NITRICUM (Arg‑n.)

    Pes­soas impul­si­vas, que falam de for­ma impul­si­va. Sen­tem um impul­so para faz­er coisas que não devem, que são perigosas (o que acon­te­cerá se puser o dedo na toma­da? Como será cair des­ta ponte?). Sen­tem ansiedade rel­a­ti­va­mente à sua saúde, têm vários medos, são aber­tas e comu­nica­ti­vas. Neste aspeto, faz lem­brar os pacientes de Phos­pho­rus, porém o paciente de Arg‑n. é mais impul­si­vo e impetu­oso.

    ABERTO, IMPULSIVO, ANSIOSO

    MENTAL:

    Extro­ver­tido, super­sti­cioso, impul­si­vo com extrema ansiedade acer­ca da saúde e medos. IMPULSIVIDADE. Impul­so para saltar de uma altura, para faz­er coisas perigosas por ex: pôr um dedo na toma­da. Falar de um modo impul­si­vo.

    MEDOS de alturas, de atrav­es­sar pontes, que altos edifí­cios vão cair em cima dele, mul­ti­dões, locais estreitos/fechados, etc

    ANSIEDADE POR ANTECIPAÇÃO levan­do à diar­reia, micção fre­quente.

    FÍSICO:

    PACIENTES DE SANGUE QUENTE. Calor, sen­sação de quente, quan­do fica quente agra­va. DIARREIA rela­ciona­da com a ante­ci­pação, emoções, exci­tação, imag­i­nação exal­ta­da, esforço men­tal. Mais AO COMER AÇÚCAR, ao beber água. Ânsia de vómi­to, dor estô­ma­go, vom­i­ta durante a diar­reia. Eruc­tação alta e vio­len­ta que mel­ho­ra com diar­reia e a dis­ten­são do estô­ma­go. Flatos alto menos ao com­er açú­car. Dis­ten­são abdom­i­nal acom­pan­ha a maio­r­ia dos prob­le­mas gástri­cos. Con­jun­tivite agu­da.

    Sen­sação de uma las­ca na gar­gan­ta quan­do engole. Frioren­to quan­do destapa­do, con­tu­do, agra­va se agasal­ha­do em man­tas.

    MODALIDADES:

    AGR.: pelo calor, DOCES, exci­tação.

    MELH.: ao ar livre, apli­cações frias.


    O tema é dese­ja man­ter uma posição de suces­so, base­an­do-se nas suas cri­ações pas­sadas, o que gera altas expec­ta­ti­vas para o futuro. No entan­to, teme não con­seguir ser tão boa quan­to antes, e isso causa ansiedade sobre o desem­pen­ho. Enquan­to ten­ta provar a si mes­ma, é ani­ma­da e falante. Tem medo de perder o seu suces­so e sente-se infe­ri­or, evi­tan­do mostrar sua supe­ri­or­i­dade por receio de jul­ga­men­tos. Esse medo leva à timidez e a um receio da intim­i­dade, man­ten­do sem­pre uma facha­da para preser­var um sta­tus ante­ri­or. Orgul­hosa, apre­cia recon­hec­i­men­to, ser o cen­tro das atenções e exibir-se com joias e roupas ele­gantes. No entan­to, o seu orgul­ho e com­por­ta­men­to autoritário causam medo de perder o con­tro­lo, levando‑a a escon­der seus delírios de grandeza. Cul­tural­mente sofisti­ca­da, gos­ta de músi­ca clás­si­ca. Fisi­ca­mente, tem uma propen­são à lom­bo­ci­atal­gia, agrava­da ao sen­tar-se. Tende a sen­tir-se humil­ha­da, o que afe­ta seu esta­do emo­cional.


tradutor
error: Content is protected !!