• ACONITUM CAMMARUM

    ACONITUM CAMMARUM (aconin‑c)

    Gener­i­ca­mente uti­liza­do para tratar prob­le­mas men­tais e emo­cionais.

    MENTAL:

    Medo inten­so e súbito de mor­rer ou de algo ter­rív­el acon­te­cer, espe­cial­mente à noite. Ansiedade, espe­cial­mente à noite, com inqui­etação, agi­tação e sen­sação de peri­go imi­nente. Inqui­etude e irri­tabil­i­dade, com humor instáv­el e mudanças brus­cas de humor.

    FÍSICO:

    Sin­tomas de res­fri­a­do comum, como espir­ros, coriza, tosse seca e febre alta.

    Dor de cabeça inten­sa e lanci­nante, geral­mente uni­lat­er­al, acom­pan­ha­da de sen­sação de pressão nos olhos e nos ouvi­dos. Dor no ouvi­do, com zumbido e diminuição da audição. Dores mus­cu­lares e artic­u­lares agu­das, com sen­sação de rigidez e formiga­men­to. Dis­túr­bios diges­tivos, como náusea, vômi­to e diar­reia.

    MODALIDADE:

    AGR.: à noite, espe­cial­mente à meia-noite; tem­po frio e húmi­do; após exposição a ven­to frio e seco.

    MELH.: ambi­ente quente e seco; apli­cação de calor local e repouso.


    Este tema é car­ac­ter­i­za-se pela procu­ra con­stante de ori­en­tação, pro­teção e con­for­to, espe­cial­mente por parte de fig­uras de autori­dade, como os pais. Existe uma difer­ença sig­ni­fica­ti­va entre a for­ma como esta neces­si­dade se man­i­fes­ta em cri­anças e em adul­tos. Emb­o­ra dese­jem ser vis­tos como fortes, estas pes­soas são facil­mente abal­adas por críti­cas, o que rev­ela uma vul­ner­a­bil­i­dade emo­cional sub­ja­cente.

    Ten­dem a reprim­ir as suas emoções para cumprir regras e expec­ta­ti­vas soci­ais, mas, even­tual­mente, esta con­tenção leva a explosões emo­cionais, muitas vezes acom­pan­hadas de com­por­ta­men­tos des­ti­na­dos a atrair atenção. Há uma forte tendên­cia para se ape­garem às pes­soas que percebem como capazes de lhes fornecer segu­rança e apoio, espe­cial­mente os pais, resul­tan­do numa dependên­cia emo­cional sig­ni­fica­ti­va.


tradutor
error: Content is protected !!