ACONITUM CAMMARUM (aconin‑c)
Genericamente utilizado para tratar problemas mentais e emocionais.
MENTAL:
Medo intenso e súbito de morrer ou de algo terrível acontecer, especialmente à noite. Ansiedade, especialmente à noite, com inquietação, agitação e sensação de perigo iminente. Inquietude e irritabilidade, com humor instável e mudanças bruscas de humor.
FÍSICO:
Sintomas de resfriado comum, como espirros, coriza, tosse seca e febre alta.
Dor de cabeça intensa e lancinante, geralmente unilateral, acompanhada de sensação de pressão nos olhos e nos ouvidos. Dor no ouvido, com zumbido e diminuição da audição. Dores musculares e articulares agudas, com sensação de rigidez e formigamento. Distúrbios digestivos, como náusea, vômito e diarreia.
MODALIDADE:
AGR.: à noite, especialmente à meia-noite; tempo frio e húmido; após exposição a vento frio e seco.
MELH.: ambiente quente e seco; aplicação de calor local e repouso.
Este tema é caracteriza-se pela procura constante de orientação, proteção e conforto, especialmente por parte de figuras de autoridade, como os pais. Existe uma diferença significativa entre a forma como esta necessidade se manifesta em crianças e em adultos. Embora desejem ser vistos como fortes, estas pessoas são facilmente abaladas por críticas, o que revela uma vulnerabilidade emocional subjacente.
Tendem a reprimir as suas emoções para cumprir regras e expectativas sociais, mas, eventualmente, esta contenção leva a explosões emocionais, muitas vezes acompanhadas de comportamentos destinados a atrair atenção. Há uma forte tendência para se apegarem às pessoas que percebem como capazes de lhes fornecer segurança e apoio, especialmente os pais, resultando numa dependência emocional significativa.