AESCULUS HIPPOCASTANUM (Aesc.)
Esta descrição retrata uma pessoa que se sente parte de uma casta inferior e luta contra a injustiça. A nível mental e geral, apresenta congestão venosa, acompanhada de uma sensação de plenitude, como se estivesse prestes a estourar, inclui áreas como o abdómen, reto, veias, fígado, nasofaringe e membranas mucosas, bem como a região occipital e sacro-ilíaca.
CONGESTÃO VENOSA — ESTÁSE — ABRANDAMENTO DAS FUNÇÕES EM GERAL
MENTAL:
ESTAGNAÇÃO MENTAL / EMOCIONAL, OBTUSIDADE, PESO, CONFUSÃO.
Concentração difícil incapaz de fixar a sua atenção. Acorda atordoada, numa confusão total, onde não sabe onde está. Irritável, perde a calma facilmente. Rabugento. Tristeza, desânimo, sombrio durante o calor. Tentativas de fuga pela janela. Desejo de descanso.
FÍSICO:
Tudo é DEVAGAR (digestão, coração) ESTASE DO SISTEMA VENOSO, congestão do sangue. Veias varicosas, veias distendidas.
HEMORRÓIDAS: cegas, dolorosas, inflamadas, arroxeadas. Dor no sacro ou ciática combinado com hemorróidas. Dores de picada que se estendem para cima, as costas e região sacro-ilíaca. Dor no recto como se cheio de agulhas, sensação de seco.
DOR NO SACRO E ANCAS ENQUANTO CAMINHA. Dor no sacro quando inclinado e quando caminha. Sensação de plenitude interna e de peso externo. Sensação de calor, secura, na garganta, nariz, recto, etc. Dores errantes por todo o corpo em especial no abdómen e cabeça.
Dores de cabeça (cefaleias) como se a cabeça fosse rebentar. Paladar metálico
MODALIDADES:
AGR.: movimento da parte afectada, ao caminhar, ao inclinar-se, chá.
Este tema caracteriza uma pessoa que busca estabilidade tanto na família quanto na sociedade, mas dentro de um contexto onde as regras são rígidas e a hierarquia é bem definida, sem espaço para desenvolvimento pessoal. Essa pessoa sente a necessidade de controlar suas emoções e comportamentos e depende da proteção do irmão mais velho para se sentir segura.