• AGARICUS MUSCARIUS

    AGARICUS MUSCARIUS (Agar.)

    A patolo­gia psi­cológ­i­ca de Agar­i­cus se man­i­fes­ta em indi­ví­du­os fra­cos e depen­dentes, que des­de muito jovens esta­b­ele­cem um padrão de bus­ca por ori­en­tação e domínio por parte de uma pes­soa mais forte. Apre­sen­tam uma ati­tude doce e não agres­si­va, e em vez de expres­sarem sua ira, seus mús­cu­los faci­ais tremem. Ess­es pacientes fre­quente­mente exper­i­men­tam per­tur­bações dev­i­do a uma ansiedade extrema em relação à saúde, espe­cial­mente um medo imen­so de desen­volver câncer.

    A afecção de Agar­i­cus é asso­ci­a­da ao eixo espin­hal, occip­i­tal, ner­vos lom­bares, coração e cir­cu­lação, com sin­tomas que afe­tam a peri­stalse, res­pi­ração e tórax. Os indi­ví­du­os ten­dem a apre­sen­tar hiper­a­tivi­dade cria­ti­va, sendo ino­vadores, fan­ta­siosos e extrav­a­gantes.

    No aspec­to men­tal e ger­al, eles podem ser críti­cos, des­den­hosos e con­de­scen­dentes. Tam­bém são sen­síveis ao frio e exper­i­men­tam aumen­to da ativi­dade mus­cu­lar invol­un­tária, espe­cial­mente após o coito. Além dis­so, são sen­síveis ao álcool, exces­sos sex­u­ais e erupções cutâneas suprim­i­das.

    MEDO DO CANCRO, COM MOVIMENTOS BRUSCOS E CONTORÇOES

    MENTAL:

    ANSIEDADE hipocon­dría­ca COM SAUDE; especi­fi­ca­mente MEDO DO CANCRO.

    O paciente tem fra­ca von­tade e depende sobre­tu­do do seu médi­co. A sua ansiedade acer­ca da saúde e medo do can­cro é de tal ordem que ator­men­tam toda a gente com as suas queixas. Pen­sa­men­tos de morte, delírio de que é ele que está na sua sepul­tura.

    FISICO:

    CONTORÇÕES, CONVULSÕES, COREIA. Condições patológ­i­cas, tais como menin­gite, escle­rose múlti­pla, par­al­isia, deliri­am. Gas­troin­testi­nal. Todos prob­le­mas de pele.

    A cor­eia mel­ho­ra durante o sono e agra­va pelo coito e pode apare­cer após chat­ices com seu par­ceiro. COITO (des­maio, cor­eia, tremores, pruri­do, con­vul­sões, incon­sciên­cia, etc,).

    Dores apre­sen­tam-se na diag­o­nal, ombro dire­ito e na anca esquer­da. FRIO EM LOCAIS (face, extrem­i­dades, cabeça, etc.)

    Os movi­men­tos são exager­a­dos. Atax­ia. Inép­cia. Tropeça quan­do cam­in­ha. Facil­mente deixa cair coisas.

    MODALIDADES:

    AGR.: coito, ao com­er, deita­do, movi­men­to.


    TEMÁTICA

    •O tema dos fun­gos está rela­ciona­da à vida e a morte. Asso­ci­a­da a doenças ter­mi­nais, per­das e desas­tres, esta temáti­ca con­fronta a imper­manên­cia da existên­cia e a inevitabil­i­dade do fim. Há uma bus­ca por com­preen­der a morte e a própria mor­tal­i­dade, refleti­da no inter­esse por cemitérios, fan­tas­mas e temas rela­ciona­dos à vida após a morte.
    •Man­i­fes­tam um inter­esse pecu­liar pela morte, enquan­to simul­tane­a­mente se agar­ram à vida, exper­i­men­tan­do diver­sas ter­apias ou explo­ran­do aspetos espir­i­tu­ais em bus­ca de respostas. Alguns podem desen­volver clar­iv­idên­cia ou out­ras habil­i­dades pre­cep­ti­vas que tran­scen­dem o físi­co.
    •O iso­la­men­to social é uma car­ac­terís­ti­ca comum, acom­pan­hado por uma sen­sação de não per­tencer ao mun­do da fama e do din­heiro, bus­cam um sig­nifi­ca­do mais pro­fun­do da vida.
    •O assun­to do fil­ho inde­se­ja­do pode sur­gir, acres­cen­tan­do uma cama­da de difi­cul­dade à vida do indi­ví­duo, espe­cial­mente quan­do asso­ci­a­do a lim­i­tações físi­cas que difi­cul­tam a social­iza­ção e a inte­gração na sociedade.
    •Os aspetos físi­cos da vel­hice são explo­rados, evi­den­cian­do a ausên­cia de ener­gia, extrem­i­dades frias, atrofia e frag­ili­dade que acom­pan­ham esse está­gio da vida. No entan­to, para­doxal­mente, tam­bém pode sur­gir uma sen­sação de ener­gia, calor e vital­i­dade, desta­can­do a dual­i­dade intrínse­ca à exper­iên­cia humana.
    • comum sen­tir uma sen­sação de invasão ou de con­sumo, como se estivesse a ser devo­ra­do por forças exter­nas. Essa sen­sação de vul­ner­a­bil­i­dade e intrusão acres­cen­ta uma dimen­são adi­cional ao quadro sin­tomáti­co das queixas.

    RA01


tradutor
error: Content is protected !!