AGNUS CASTUS (Agn.)
IMPOTÊNCIA COM AS DEPRESSÃO
MENTAL:
Envelhecimento prematuro devido ao abuso da energia sexual, após excesso sexual. DESANIMADO, GRANDE ANSIEDADE E DESESPERO ACERCA DA SAUDE. Melancolia sexual. Desanimado consigo próprio. Apático.
Pressentimento da morte, teme que vá morrer cedo. PREVE A HORA da morte. Sensação de morte. Memória fraca. Obtusidade, preguiça, dificuldade de pensar e de compreender (em especial após excessos sexuais). Concentração difícil. Distraído, esquecido, sai e deixa as compras.
FÍSICO:
Baixa vitalidade sexual com depressão mental correspondente e perda de energia nervosa. IMPOTÊNCIA. ÓRGÃOS SEXUAIS FRIOS, FLACIDOS E RELAXADOS (mesmo quando excitado). Desejo sexual diminuido.
Testículos frios, inchados, duros e dolorosos. Ausência ou desaparecimento do leite em mulheres que amamentam, muitas vezes com tristeza e medo de que ela irá morrer cedo. Comichão torturante na pele. Comichão nos olhos. Pupilas dilatadas.
Náusea com sensação como se os intestinos estivessem a pressionar para baixo. Leucorreia transparente, ou amarela, que mancha a roupa.
MODALIDADES:
AGR.: movimento, ao caminhar, quente.
MELH.: pela pressão, ar livre.
Esta descrição retrata uma pessoa que se sente abusada e não valorizada, percebendo-se como a ovelha negra da família devido à falta de atenção e cuidados paternos. O medo de perder o que tem a impede de aproveitar a vida plenamente. Para compensar essa sensação de desvalorização, esforça-se em ajudar os outros, mas frequentemente permanece na posição de vítima, atraindo também outras pessoas necessitadas.
Ela sente uma responsabilidade excessiva pela família, incluindo pais, cônjuge viciado e filhos, suportando muitos fardos sem expressar os seus sentimentos, mesmo quando se sente tratada injustamente. Cresceu em um ambiente familiar com pais dominadores e manipuladores, o que alimentou um orgulho infantil e uma aversão a opiniões alheias. Além disso, apresenta um desejo sexual aumentado, especialmente em situações de celibato.