AMMONIUM MURIATICUM (Am‑m.)
Sente rancor por desilusões após idealizar situações ou pessoas, resultando em amargura. Este rancor pode manifestar-se com raiva, seja agressiva ou reprimida, levando a ressentimento. Tem uma postura crítica e contida, permanecendo sombria, insatisfeita e desapontada com a vida.
AFECÇÕES NA CIRCULAÇÃO, MÚSCULOS E MEMBRANAS MUCOSAS
MENTAL:
Reservado, tímido e fechado. Aversão a certas pessoas. Desgosto silencioso. Assusta-se facilmente ao acordar.
FÍSICO:
SENSAÇÃO DE PULSAÇÃO em locais tais como dedos da mão, reto. SENSAÇÃO DE TENSÃO nos músculos, nas coxas. Contração dos músculos e tendões em especial na perna, membros inferiores, anca, calcanhar como se fossem curtos.
Dor dilacerante nas extremidades mais deitado. Dor torturante nos dedos dos pés. Ciática que melhora deitado. Dor na região lombar à noite ou durante o sono. Sente-se sempre cansado e todo dolorido.
Espirros frequentes muitas vezes sem corisa. Espirrar acorda‑o do sono. Epistaxe após comichão. Descargas profusas e ácidas.
Obesidade com o corpo gordo e pernas finas. Frieza tipo gelo entre as omoplatas. Usualmente a face é pálida, mas fica vermelha na excitação. Fraqueza, diarreia, vómito e náusea durante a menstruação. Menstruação escura, com coágulos. Dor de contração na região inguinal que a força a caminhar dobrada em especial durante a menstruação. Prolapso do útero, tem de caminhar dobrada. “Dores fantasmas” nos membros amputados.
MODALIDADES:
AGR.: de início ao sentar-se, enquanto sentado, ao anoitecer, deitado de costas ou sobre o lado direito, ao friccionar, ao anoitecer.
MELH.: deitado em especial de costas, ao tomar banho, ao movimento.