• Anthracinum

    Anthrac­inum

    Um extra­to alcoóli­co do veneno do car­bún­cu­lo prepara­do a par­tir dos baços de ovel­has afec­tadas.

    Clíni­ca:

    Acne. Furún­cu­los. Car­bún­cu­los. Car­bún­cu­lo de pele. Erisipela. Gan­grena. Pús­tu­la maligna. Paro­tidite gan­grenosa. Infla­mação fleg­mono­sa e ulcer­ação. Varío­la. Febre espléni­ca. Úlceras. Esco­ri­ações.

    Car­ac­terís­ti­cas:

    Anthrac­inum é indi­ca­do em todas as condições de furún­cu­los e erupções semel­hantes a furún­cu­los (como acne em algu­mas for­mas e em car­bún­cu­los). Foi intro­duzi­do na práti­ca home­opáti­ca por Lux, o vet­er­inário, muito antes das exper­iên­cias de Pas­teur. A tóni­ca para o seu emprego é a “sucessão de furún­cu­los” ou car­bún­cu­los, mas tam­bém é da maior util­i­dade noutros casos. “Queimadu­ra ter­rív­el” com car­bún­cu­lo. O vírus poten­ci­a­do é o mel­hor remé­dio para a doença da qual é obti­do — “febre espléni­ca” nos ani­mais e “pús­tu­la maligna” nos seres humanos. Erisipela de tipo féti­do e erisipela gan­grenosa; celulite. Inchaço “duro e pedregoso” na região do max­i­lar infe­ri­or dire­ito e da glân­du­la sub­max­i­lar. Car­bún­cu­lo-cin­za. Bran­cu­ra e desca­mação. Glân­du­las dolorosa­mente inchadas. Induração do teci­do celu­lar. Bol­has pre­tas ou azuis. Úlceras gan­grenadas hor­riv­el­mente ofen­si­vas. Foram reg­is­ta­dos vários sin­tomas em doentes humanos afec­ta­dos pela doença do car­bún­cu­lo.

    Cabeça:

    Dor de cabeça, como se um fumo com uma dor de aque­c­i­men­to estivesse a pas­sar pela cabeça. — Dor de cabeça com calafrios. — Inchaço da cabeça.

    Face:

    Paro­tidite gan­grenosa. — Inchaço pedregoso à vol­ta do max­i­lar infe­ri­or — Glân­du­la sob o queixo dolorosa­mente incha­da.

    Abdomén:

    Sen­sação como se o diafrag­ma fos­se empurra­do para a frente. — Aumen­to do baço. — Dor de bar­ri­ga com arrepios.

    Fezes e anús:

    Vómi­tos segui­dos de diar­reia indo­lor, fre­quente­mente san­guino­len­ta. — Diar­reia com febre. — Colap­so tipo cólera.

    Coração e cir­cu­lação:

    Bati­men­tos cardía­cos fre­quentes, mas fra­cos. — Cianose. — O sangue não coag­u­la.

    Costas e mem­bros:

    Glân­du­las axi­lares inchadas. — Dores fortes nos mem­bros e artic­u­lações com a febre. ‑Ede­ma; úlceras; gan­grena; bran­cas desca­ma­ti­vas.

    Gen­er­al­i­dades:

    Inqui­etação. — Espas­mos clóni­cos e tetâni­cos (rig­or mor­tis acen­tu­a­do após a morte). — Exaustão e colap­so. — Dores ter­ríveis e ardentes.

    Febre:

    Erupção cros­tosa e exsuda­ti­va. — Comichão com pele seca. — Bol­has pre­tas ou azuis. — Car­bún­cu­los. — Furún­cu­los. — Úlceras desca­ma­ti­vas. — Varío­la.


tradutor
error: Content is protected !!