ANTIMONIUM TARTARICUM (Ant‑t.)
CATARRO DOS PULMÕES
MENTAL:
AVERSÃO A SER TOCADO. Irritável e impertinente, especialmente durante fases agudas da doença. Criança rabugenta, impertinente, choraminga, lamenta-se, grita mais ao ser tocado ou ao ser olhada. Criança zangada que tosse quando se zanga. Berros, gritos e mais de noite. Criança apegada à mãe. Parece ansioso e desesperado. Confusão mental ao acordar. Inquietação mental. Apático aborrece-se facilmente, aversão a companhia. Problemas após zanga ou humilhação.
FÍSICO:
Afeta as membranas mucosas especialmente: traqueia, brônquios e pulmões. Inflamações graves do aparelho respiratório inferior (bronquite, pneumonia, pleura-pneumonia). Indicado em crianças ou infantes e na velhice (quando o paciente não tem força para expulsar o muco). GRANDE ACUMULAÇÃO DE MUCO. RESPIRAÇÃO BARULHENTA SEM EXPECTORAÇÃO. SEM FORÇA PARA EXPELIR O MUCO. Expetoração melhora a dispneia. Vomita ao tossir. Respiração acelerada. Qualquer perturbação aumenta a respiração e aborrece o doente, que sente que vai morrer, sensação de plenitude no peito fica cheio de muco que o sufoca.
FRAQUEZA, GRANDE SONOLÊNCIA durante / após a tosse. Fraqueza, transpiração profusa, falta de reação. Inconsciência entre os ataques de tosse. Náusea intensa, vomito e fraqueza. Face fria, cianótica, pálida, encolhida coberta com transpiração fria e uma expressão de sofrimento. Lábios azulados. Dedos dos pés e das mãos estão dobrados para dentro.
MODALIDADES:
MELH.: fruta ácida.
AGR.: leite, vomita‑o coalhado.
m@