• ANTIMONIUM TARTARICUM

    ANTIMONIUM TARTARICUM (Ant‑t.)

    CATARRO DOS PULMÕES

    MENTAL:

    AVERSÃO A SER TOCADO. Irritáv­el e imper­ti­nente, espe­cial­mente durante fas­es agu­das da doença. Cri­ança rabu­gen­ta, imper­ti­nente, choramin­ga, lamen­ta-se, gri­ta mais ao ser toca­do ou ao ser olha­da. Cri­ança zan­ga­da que tosse quan­do se zan­ga. Berros, gri­tos e mais de noite. Cri­ança ape­ga­da à mãe. Parece ansioso e deses­per­a­do. Con­fusão men­tal ao acor­dar. Inqui­etação men­tal. Apáti­co abor­rece-se facil­mente, aver­são a com­pan­hia. Prob­le­mas após zan­ga ou humil­hação.

    FÍSICO:

    Afe­ta as mem­branas mucosas espe­cial­mente: traque­ia, brôn­quios e pul­mões. Infla­mações graves do apar­el­ho res­pi­ratório infe­ri­or (bron­quite, pneu­mo­nia, pleu­ra-pneu­mo­nia). Indi­ca­do em cri­anças ou infantes e na vel­hice (quan­do o paciente não tem força para expul­sar o muco). GRANDE ACUMULAÇÃO DE MUCO. RESPIRAÇÃO BARULHENTA SEM EXPECTORAÇÃO. SEM FORÇA PARA EXPELIR O MUCO. Expetoração mel­ho­ra a disp­neia. Vom­i­ta ao tossir. Res­pi­ração acel­er­a­da. Qual­quer per­tur­bação aumen­ta a res­pi­ração e abor­rece o doente, que sente que vai mor­rer, sen­sação de plen­i­tude no peito fica cheio de muco que o sufo­ca.

    FRAQUEZA, GRANDE SONOLÊNCIA durante / após a tosse. Fraque­za, tran­spi­ração pro­fusa, fal­ta de reação. Incon­sciên­cia entre os ataques de tosse. Náusea inten­sa, vom­i­to e fraque­za. Face fria, cianóti­ca, pál­i­da, encol­hi­da cober­ta com tran­spi­ração fria e uma expressão de sofri­men­to. Lábios azu­la­dos. Dedos dos pés e das mãos estão dobra­dos para den­tro.

    MODALIDADES:

    MELH.: fru­ta áci­da.

    AGR.: leite, vomita‑o coal­ha­do.

    m@


tradutor
error: Content is protected !!