ANTIMONIUM TARTARICUM (Ant‑t.)
CATARRO DOS PULMÕES
MENTAL:
AVERSÃO A SER TOCADO. Irritável e impertinente, especialmente durante fases agudas da doença. Criança rabugenta, impertinente, choraminga, lamenta-se, grita mais ao ser tocado ou ao ser olhada. Criança zangada que tosse quando se zanga. Berros, gritos e mais de noite. Criança apegada à mãe. Parece ansioso e desesperado. Confusão mental ao acordar. Inquietação mental. Apático aborrece-se facilmente, aversão a companhia. Problemas após zanga ou humilhação.
FÍSICO:
Afeta as membranas mucosas especialmente: traqueia, brônquios e pulmões. Inflamações graves do aparelho respiratório inferior (bronquite, pneumonia, pleura-pneumonia). Indicado em crianças ou infantes e na velhice (quando o paciente não tem força para expulsar o muco). GRANDE ACUMULAÇÃO DE MUCO. RESPIRAÇÃO BARULHENTA SEM EXPECTORAÇÃO. SEM FORÇA PARA EXPELIR O MUCO. Expetoração melhora a dispneia. Vomita ao tossir. Respiração acelerada. Qualquer perturbação aumenta a respiração e aborrece o doente, que sente que vai morrer, sensação de plenitude no peito fica cheio de muco que o sufoca.
FRAQUEZA, GRANDE SONOLÊNCIA durante / após a tosse. Fraqueza, transpiração profusa, falta de reação. Inconsciência entre os ataques de tosse. Náusea intensa, vomito e fraqueza. Face fria, cianótica, pálida, encolhida coberta com transpiração fria e uma expressão de sofrimento. Lábios azulados. Dedos dos pés e das mãos estão dobrados para dentro.
MODALIDADES:
MELH.: fruta ácida.
AGR.: leite, vomita‑o coalhado.
O tema é sente uma perda de criatividade e de capacidade para oferecer algo novo, como se fosse o fim de uma carreira brilhante. A perda repentina de uma habilidade criativa, como uma criança que adoece quando não pode mais tocar piano ou participar em aulas de teatro, é profundamente dolorosa. As pessoas recusam-se a ouvi-lo, mandam-no calar, e sente que está a perder todas as oportunidades de expressão. Sofre com o orgulho ferido e a falta de respeito, como se a sua honestidade e talentos fossem supérfluos. Sonha com insultos e tem dificuldade em aceitar as críticas, expressando-se fisicamente através de engasgos.
O toque agrava o seu estado, pois interpreta‑o como desaprovação. Sente que já deu tudo o que tinha a oferecer e que agora fazem troça dele. A sua primeira reação é sempre negativa, só cumpre algo se puder fazê-lo à sua maneira. Recusa pedir ajuda e tende a isolar-se. Acredita que o sucesso e a admiração podem envenená-lo, o que o torna sarcástico sobre as suas próprias habilidades. Tem medo de ser eliminado ou envenenado pelos outros.
É impiedoso nos comentários, detetando fraquezas, sem se preocupar com o que os outros pensam. Acredita que só ideias radicais conseguem ter impacto. Vê-se como um mártir, capaz de sacrifícios, como o perdão, e encontra lugar em grupos de oposição, onde pode expressar livremente as suas opiniões e ser recompensado por isso.
Humor variável, hipersensível, aversão ao toque. Sintomas relacionados com o aparelho digestivo e dores de cabeça.