• AURUM IODATUM

    AURUM IODATUM (Aur‑i.)

    Men­tal­mente, a pes­soa apre­sen­ta exci­tação, pio­ra com esforço men­tal, pres­sa, impaciên­cia e ansiedade rela­ciona­da à cura e sal­vação. Sente medo do mal e das pes­soas, aver­são à com­pan­hia, com esta­dos emo­cionais alter­nastes. Fisi­ca­mente, há um dese­jo inten­so de estar ao ar livre, com sin­tomas pre­dom­i­nantes nas vias aéreas supe­ri­ores (VAS) e no coração.

    AFECÇÕES DO CORAÇÃO E DA TIRÓIDE

    MENTAL:

    AGITAÇÃO E DEPRESSÃO PROFUNDA. Depressões pro­fun­das e per­iódi­cas, durante esse tem­po eles per­dem o apetite, não querem ver ninguém ou comu­nicar de qual­quer modo com alguém. Metic­u­loso, super con­scien­cioso acer­ca dos assun­tos, mes­mo os insignif­i­cantes, exces­so de tra­bal­ho. Con­stan­te­mente ansioso, como se ele tivesse feito algo erra­do, que fica pior para a noite. Tími­do e pode romper em choro histéri­co.

    FÍSICO:

    É um remé­dio que afe­ta pri­mari­a­mente o CORAÇÃO E A TIRÓIDE. Hipertrofia do coração. Peri­cardite cróni­ca, doença valvu­lar, arte­rioscle­rose. Gota exoftálmi­ca. Aumen­to da tiroide com pul­so rápi­do e olhos salientes. Ede­ma pul­monar. Sente a con­strição na região do coração, opressão, pal­pi­tações tumul­tu­osas pio­ra à noite, agra­va pelo esforço, mel­ho­ra ao ar livre e agra­va pelo calor.

    Face cora­da com extrem­i­dades frias. Glân­du­las dolorosas, inchadas, endure­ci­das (lado dire­ito). Testícu­los e ovários endure­ci­dos.

    Sen­sação de uma ban­da à vol­ta dos órgãos ou de partes do cor­po. Metás­tases can­cerí­ge­nas até aos ossos com extrema dor e agi­tação, quan­do existe tam­bém dor­mên­cia. Ciáti­ca do lado dire­ito onde a dor e a dor­mên­cia ocor­rem ao mes­mo tem­po.

    MODALIDADES:

    AGR.: pelo movi­men­to, esforço físi­co, muito quente, à noite.

    MELH.: movi­men­to lento, ao ar livre.


    O tema é sente um forte apego ao poder e à respon­s­abil­i­dade, esforçan­do-se para man­ter a posição de líder. É metic­u­losa, con­ser­vado­ra e worka­holic, assu­min­do que todos depen­dem dela. Ape­sar de des­fru­tar do suces­so, está sem­pre aler­ta para pos­síveis obstácu­los, sentin­do-se supe­ri­or, mas inca­paz de par­til­har essa sen­sação. Pode ser extrema­mente reli­giosa, acred­i­tan­do que Deus lhe deu a tare­fa, ou não reli­giosa, sentin­do que venceu soz­in­ha. Quan­do o far­do se tor­na pesa­do, cul­pa-se, acred­i­tan­do estar a ser puni­da por Deus, levan­do à depressão e pen­sa­men­tos sui­ci­das por não cor­re­spon­der às próprias expec­ta­ti­vas. Men­tal­mente, há uma tendên­cia para o suicí­dio, melan­co­l­ia com cul­pa e frus­tração, além de insó­nias. Fisi­ca­mente, os sin­tomas incluem prob­le­mas cir­cu­latórios no coração e afe­tan­do os olhos.


tradutor
error: Content is protected !!