• BARYTA CARBONICA

    BARYTA CARBONICA (Bar‑c.)

    Sente ver­gonha do pai ou que perdeu o emprego e o sta­tus, e considera‑o imaturo e inca­paz de enfrentar a vida. Ele teme ser ridic­u­lar­iza­do por ter um pai de uma cri­ança com defi­ciên­cia, o que ali­men­ta a sua sen­sação de infe­ri­or­i­dade. O paciente apre­sen­ta car­ac­terís­ti­cas como timidez, fal­ta de auto­con­fi­ança, dependên­cia dos out­ros e uma mente imatu­ra, com difi­cul­dade em absorv­er infor­mações e memória fra­ca. Fisi­ca­mente, pode apre­sen­tar nanis­mo ou sub­de­sen­volvi­men­to de uma parte do cor­po. Além dis­so, demon­stra com­por­ta­men­to infan­til, aver­são a estran­hos e defi­ciên­cias de cresci­men­to.

    MENTAL:

    IMATURIDADE MENTAL, EMOCIONAL, FÍSICA — FALTA DE AUTO-CONFIANÇA MENTAL. IMATURIDADE, FALTA DE AUTO-CONFIANÇA. Descon­fi­a­do, deli­ra que se estão a rir dela, a crit­icá-la, que as pes­soas estão a falar dela. IRRESOLUÇÃO não con­segue decidir o que faz­er em qual­quer pro­je­to sério. Medo de assumir respon­s­abil­i­dades. Neces­si­ta sen­tir-se segu­ra.

    As cri­anças são tímidas/envergonhadas, têm medo das pes­soas, escon­dem-se atrás da mãe. Em ger­al ficam de boca aber­ta.

    Memória fra­ca; ESQUECIDO, dis­traí­do. Con­cen­tração difí­cil. Difi­cul­dade em com­preen­der em espe­cial nas cri­anças. Uti­liza­do em cri­anças que são físi­ca e men­tal­mente retar­dadas e tam­bém na senil­i­dade e vel­hice.

    FÍSICO:

    NANISMO, ATRASO NO DESENVOLVIMENTO. Atrofia, sub­de­sen­volvi­men­to de partes sim­ples, por ex: útero, glân­du­las, gen­itália, etc. Inchaço e endurec­i­men­tos, ou supu­ração incip­i­ente das glân­du­las em ger­al. Ton­silite recor­rente. Hipertrofia cróni­ca, aumen­to das amíg­dalas é de tal modo que provo­ca disp­neia. Supu­ração das amíg­dalas. Calví­cie em espe­cial nos jovens. Rói as unhas.

    Doenças de pes­soas idosas, senil­i­dade, aumen­to da prós­ta­ta, endurec­i­men­to dos testícu­los; fraque­za men­tal e físi­ca.

    MODALIDADES:

    AGR.: frio, ao ficar frio.

    AVERS.: FRUTA.


    O tema é sente que dev­e­ria lid­er­ar, mas é inse­guro. Um olhar críti­co bas­ta para o faz­er ced­er. Em casos extremos, sente-se tão fra­co que parece inca­paz, evi­tan­do respon­s­abil­i­dades. Ridic­u­lar­iza-se ao demon­strar o con­traste entre quer­er poder e sen­tir-se inde­fe­so. Acred­i­ta que os fortes zom­bam dele, levando‑o a escon­der-se. Insó­nia.


tradutor
error: Content is protected !!