BARYTA CARBONICA (Bar‑c.)
Sente vergonha do pai ou que perdeu o emprego e o status, e considera‑o imaturo e incapaz de enfrentar a vida. Ele teme ser ridicularizado por ter um pai de uma criança com deficiência, o que alimenta a sua sensação de inferioridade. O paciente apresenta características como timidez, falta de autoconfiança, dependência dos outros e uma mente imatura, com dificuldade em absorver informações e memória fraca. Fisicamente, pode apresentar nanismo ou subdesenvolvimento de uma parte do corpo. Além disso, demonstra comportamento infantil, aversão a estranhos e deficiências de crescimento.
MENTAL:
IMATURIDADE MENTAL, EMOCIONAL, FÍSICA — FALTA DE AUTO-CONFIANÇA MENTAL. IMATURIDADE, FALTA DE AUTO-CONFIANÇA. Desconfiado, delira que se estão a rir dela, a criticá-la, que as pessoas estão a falar dela. IRRESOLUÇÃO não consegue decidir o que fazer em qualquer projeto sério. Medo de assumir responsabilidades. Necessita sentir-se segura.
As crianças são tímidas/envergonhadas, têm medo das pessoas, escondem-se atrás da mãe. Em geral ficam de boca aberta.
Memória fraca; ESQUECIDO, distraído. Concentração difícil. Dificuldade em compreender em especial nas crianças. Utilizado em crianças que são física e mentalmente retardadas e também na senilidade e velhice.
FÍSICO:
NANISMO, ATRASO NO DESENVOLVIMENTO. Atrofia, subdesenvolvimento de partes simples, por ex: útero, glândulas, genitália, etc. Inchaço e endurecimentos, ou supuração incipiente das glândulas em geral. Tonsilite recorrente. Hipertrofia crónica, aumento das amígdalas é de tal modo que provoca dispneia. Supuração das amígdalas. Calvície em especial nos jovens. Rói as unhas.
Doenças de pessoas idosas, senilidade, aumento da próstata, endurecimento dos testículos; fraqueza mental e física.
MODALIDADES:
AGR.: frio, ao ficar frio.
AVERS.: FRUTA.
O tema é sente que deveria liderar, mas é inseguro. Um olhar crítico basta para o fazer ceder. Em casos extremos, sente-se tão fraco que parece incapaz, evitando responsabilidades. Ridiculariza-se ao demonstrar o contraste entre querer poder e sentir-se indefeso. Acredita que os fortes zombam dele, levando‑o a esconder-se. Insónia.