• BRYONIA ALBA

    BRYONIA ALBA (Bry.)

    A car­ac­terís­ti­ca prin­ci­pal é o agrava­men­to provo­ca­do pelo movi­men­to. A nív­el men­tal, qual­quer “movi­men­to” é igual­mente intol­eráv­el; estas pes­soas dese­jam estar soz­in­hos. Obser­va-se grande irri­tabil­i­dade com dese­jo de serem deix­a­dos soz­in­hos. O esta­do agra­va-se com qual­quer inter­fer­ên­cia que os sujeite ao mais pequeno esforço físi­co ou men­tal.

    PIOR AO MINIMO MOVIMENTO, SECURA

     

    MENTAL. Irri­ta­do, quer estar qui­eto. Ansiedade acer­ca do futuro. Forte medo da pobreza, ansiedade acer­ca de assun­tos de din­heiro, fala acer­ca de negó­cios. Deli­ra quan­do está dis­tante de casa.

    FISICO:

    Todos os prob­le­mas AGRAVAM COM O MOVIMENTO, mes­mo com o mais ligeiro, tal como inspi­rar, tossir, andar. A dor impede a res­pi­ração. DESCANSO, PRESSSÃO, DEITADO SOBRE O LADO DOLOROSO. A tosse é dolorosa, tem que segu­rar o peito. SEDE POR GRANDES QUANTIDADES DE ÁGUA. Secu­ra da boca sem sede. Secu­ra das mem­branas mucosas (boca, nar­iz, gar­gan­ta, reto, olhos, lábios). Obsti­pação, com fezes muito duras e secas como se queimasse. Dor de cabeça no lado esquer­do; sobre o olho esquer­do esten­den­do-se ao occip­i­tal mais ao mover os olhos. Dorme sobre o lado esquer­do, porem agra­va deita­do sobre o lado esquer­do nos prob­le­mas da vesícu­la bil­iar ou do fíga­do. Um dos prin­ci­pais remé­dios para a apen­dicite. Ton­tu­ra ao sen­tar-se/ao lev­an­tar-se da cama.

    MODALIDADES:

    AGR.: pelo MOVIMENTO, ao tossir, ao res­pi­rar (inspi­rar), mudança de tem­per­atu­ra.

    MELH.: pelo des­can­so, deitado/pressão no lado doloroso, deita­do, tran­spi­ração.

    v@


tradutor
error: Content is protected !!