• BRYONIA ALBA

    BRYONIA ALBA (Bry.)

    A bus­ca inces­sante por din­heiro e sus­ten­to para a família é mar­ca­da por um medo con­stante de per­da. A prin­ci­pal car­ac­terís­ti­ca dess­es indi­ví­du­os é a inten­si­fi­cação dos sin­tomas cau­sa­da pelo movi­men­to; a nív­el men­tal, qual­quer esforço, seja físi­co ou psi­cológi­co, é intol­eráv­el. Eles anseiam por solidão e demon­stram grande irri­tabil­i­dade, dese­jan­do ser deix­a­dos em paz. O esta­do ger­al agra­va-se com qual­quer inter­fer­ên­cia, mes­mo que mín­i­ma. Durante episó­dios febris, podem apre­sen­tar delírios, sonolên­cia, mur­múrios e com­por­ta­men­tos agi­ta­dos, mostran­do um dese­jo de escapar da cama e retornar ao lar, fre­quente­mente envolvi­dos em alu­ci­nações. Além dis­so, notam-se sin­tomas de sede inten­sa e secu­ra.

    PIOR AO MINIMO MOVIMENTO, SECURA

    MENTAL. Irri­ta­do, quer estar qui­eto. Ansiedade acer­ca do futuro. Forte medo da pobreza, ansiedade acer­ca de assun­tos de din­heiro, fala acer­ca de negó­cios. Deli­ra quan­do está dis­tante de casa.

    FISICO:

    Todos os prob­le­mas AGRAVAM COM O MOVIMENTO, mes­mo com o mais ligeiro, tal como inspi­rar, tossir, andar. A dor impede a res­pi­ração. DESCANSO, PRESSSÃO, DEITADO SOBRE O LADO DOLOROSO. A tosse é dolorosa, tem que segu­rar o peito. SEDE POR GRANDES QUANTIDADES DE ÁGUA. Secu­ra da boca sem sede. Secu­ra das mem­branas mucosas (boca, nar­iz, gar­gan­ta, reto, olhos, lábios). Obsti­pação, com fezes muito duras e secas como se queimasse. Dor de cabeça no lado esquer­do; sobre o olho esquer­do esten­den­do-se ao occip­i­tal mais ao mover os olhos. Dorme sobre o lado esquer­do, porem agra­va deita­do sobre o lado esquer­do nos prob­le­mas da vesícu­la bil­iar ou do fíga­do. Um dos prin­ci­pais remé­dios para a apen­dicite. Ton­tu­ra ao sen­tar-se/ao lev­an­tar-se da cama.

    MODALIDADES:

    AGR.: pelo MOVIMENTO, ao tossir, ao res­pi­rar (inspi­rar), mudança de tem­per­atu­ra.

    MELH.: pelo des­can­so, deitado/pressão no lado doloroso, deita­do, tran­spi­ração.


    O tema é o dese­jo inten­so de gan­har din­heiro e ter um negó­cio próspero é acom­pan­hado por um medo exager­a­do da pobreza, exac­er­ba­do por per­das finan­ceiras pas­sadas, seja por engano ou roubo. Para garan­tir o suces­so do seu empreendi­men­to, tra­bal­ha ard­u­a­mente, alme­jan­do des­fru­tar da riqueza futu­ra e temen­do a fal­ta de uma aposen­ta­do­ria. Existe a tendên­cia de del­e­gar respon­s­abil­i­dades, per­mitin­do que out­ros tra­bal­hem em seu nome, e uma incli­nação a apos­tar no mer­ca­do de ações em bus­ca de lucros maiores. O apego à família é forte, e há um dese­jo de tra­bal­har e gan­har para sus­ten­tar os entes queri­dos, com um receio con­stante de perder ami­gos e famil­iares. A edu­cação dos fil­hos é uma pri­or­i­dade, resul­tante de uma infân­cia com pou­ca instrução, com a expec­ta­ti­va de rece­ber apoio na vel­hice; no entan­to, há uma pre­ocu­pação com a pos­si­bil­i­dade de decepção caso essa expec­ta­ti­va não se con­cretize. A figu­ra pater­na é mar­ca­da por um históri­co de autori­taris­mo, influ­en­cian­do sua visão de família e rela­ciona­men­tos.


tradutor
error: Content is protected !!