Bungarus fasciatus — cobra
As características gerais deste medicamento são marcadas por acessos súbitos e intensos de cólera, que aparecem rapidamente e também diminuem rapidamente, levando o paciente a expressar sua raiva de forma agressiva, chegando a bater ou esbofetear aqueles com quem está zangado. O indivíduo tende a falar alto e rápido, demonstrando curiosidade e loquacidade, com um impulso para dizer coisas que podem prejudicar seus relacionamentos.
No aspecto mental, além da cólera súbita e sufocante por questões triviais, o paciente pode apresentar irritabilidade, impaciência e insatisfação constante, sendo facilmente suscetível a mudanças de humor e chorando sem razão aparente. Há também um medo subjacente de ser criticado e uma ansiedade relacionada à saúde, especialmente o medo de dormir e acordar incapaz de se mover.
Além disso, o paciente pode experimentar vergonha e uma sensação de exposição e desproteção, embora seja sexualmente desinibido. Ele pode ter sido vítima de violência social, abuso matrimonial ou tortura pelos sogros, o que pode influenciar seu temperamento abusivo.
Em relação ao sono e aos sonhos, o paciente pode experimentar sonhos vívidos relacionados a situações de conflito, vergonha ou exposição, muitas vezes acordando com náusea e dor de cabeça após esses sonhos perturbadores.
Fisicamente dores de cabeça ao pescoço, podem ocorrer dores de cabeça frontais ou temporais, muitas vezes agravadas por ruído e luz solar, com melhora após comer. Os olhos podem ficar lacrimejantes e sensíveis à luz, enquanto o nariz pode apresentar diminuição do olfato.
Na boca, pode ocorrer boca seca, lábios rachados e úlceras na língua e nas gengivas, com gotejamento de saliva durante o sono. No estômago e abdómen, podem ocorrer sintomas como peso, constipação e desconforto abdominal, com vômitos às 2h da manhã, melhorando após o vômito.
Nos genitais femininos, há relatos de dor associada à ovulação e menstruação, bem como sensibilidade mamária. Nas extremidades, podem ocorrer dores nos joelhos e tornozelos, fraqueza e erupções cutâneas.
De forma geral, o paciente pode apresentar aumento da resistência e energia pela manhã, com melhora após comer, mas pode se sentir incapaz de se mover ao acordar de um cochilo. A fome é incontrolável, com desejos por alimentos frios e secos, manteiga, queijo, chá e café.
TEMÁTICA
•No contexto físico, inclui distúrbios da circulação sanguínea, problemas de pele, obstipação, distúrbios hormonais e dores de cabeça. Exibem um padrão comportamental específico, como falar muito (loquacidade), têm preferência por roupas apertadas ou não as suportam, normalmente vestem roupas vistosas. Há uma ligação simbólica ao submundo da espiritualidade.