• CALCAREA CARBONICA

    CALCAREA CARBONICA (Calc.)

    O paciente rev­ela uma pro­fun­da inse­gu­rança em relação ao seu próprio val­or, sentin­do que os out­ros percebem sua fal­ta de auto­con­fi­ança. Ele vive com medo de enlouque­cer e não ser con­sid­er­a­do com­ple­to ou dig­no. Para com­pen­sar essa sen­sação de inad­e­quação, ele se adap­ta aos padrões esta­b­ele­ci­dos, esforçan­do-se para ser bom o sufi­ciente e evi­tar que os out­ros pensem neg­a­ti­va­mente sobre ele. Como resul­ta­do, ele tende a cumprir todas as nor­mas e tra­bal­har muito para se pro­te­ger e não demon­strar sua inse­gu­rança.

     

    Na infân­cia, o paciente é sen­sív­el ao que os out­ros irão pen­sar, muitas vezes se afa­s­tan­do e se escon­den­do atrás da mãe. Ele é descrito como uma cri­ança loira, rechonchu­da e flá­ci­da, que tran­spi­ra muito, é friorenta e dese­ja ovos. Além dis­so, ele demon­stra car­ac­terís­ti­cas como ser sis­temáti­co, teimoso, ante­ci­patório, lento e exclu­si­vo.

    Em relação aos sin­tomas físi­cos, o paciente apre­sen­ta ossos com fontanelas aber­tas, sen­si­bil­i­dade à opinião dos out­ros e muitos medos, con­stru­in­do uma cama­da pro­te­to­ra ao redor de si mes­mo. Ele é descrito como frioren­to, flá­ci­do, temeroso e dese­ja ovos e doces. O paciente tem inúmeros medos, com um medo pre­dom­i­nante de insanidade, e tende a pio­rar com o tem­po frio e úmi­do.

    No aspec­to men­tal, o paciente man­i­fes­ta muitos medos, como medo de lugares altos, da lou­cu­ra, de cães, de ratos, da morte, da doença, do escuro, de fan­tas­mas, de tem­pes­tades e de aci­dentes. Ele é teimoso e sen­sív­el a cru­el­dades, além de enfrentar prob­le­mas reli­giosos, como ques­tion­a­men­tos sobre Deus e o além.

    Fisi­ca­mente, ele é frioren­to e sen­sív­el ao frio, com extrem­i­dades frias e tran­spi­ração pro­fusa durante o sono, espe­cial­mente na região da cer­vi­cal, no peito e no couro cabe­lu­do. Ele tende a pio­rar com o esforço em ger­al, espe­cial­mente as dores de cabeça, e enfrenta difi­cul­dades res­pi­ratórias ao subir. Além dis­so, pode apre­sen­tar obesi­dade que pro­duz flacidez, unhas que­bradiças, dores e inchaço das mamas antes da men­stru­ação, den­tição lenta e difí­cil, con­vul­sões durante a den­tição e abdó­men dis­ten­di­do, aumen­ta­do nas cri­anças.

    Em relação às modal­i­dades, ele agra­va com esforço, frio e cli­ma frio e húmi­do, enquan­to mel­ho­ra com cli­ma quente e seco, e ao se lev­an­tar.


    TEMÁTICA

    O tema dos mar­in­hos é viv­er com uma con­stante sen­sação de peri­go, que a leva a bus­car man­ter-se em um ambi­ente seguro. Essa sen­sação é acom­pan­ha­da de uma ansiedade inten­sa, fre­quente­mente sen­ti­da no peito, e de um medo per­sis­tente de que algo ter­rív­el e imi­nente acon­teça, como a per­da da sanidade. Os sen­ti­dos tor­nam-se extrema­mente sen­síveis, resul­tan­do em uma excitabil­i­dade ele­va­da e uma tendên­cia a se sobres­saltar com facil­i­dade. A inqui­etação é par­tic­u­lar­mente notáv­el durante a noite.

    Por out­ro lado, há uma mis­tu­ra de indifer­ença e apa­tia, com um dese­jo mar­ca­do de per­manecer em silên­cio, evi­tan­do con­ver­sas. A pes­soa tam­bém apre­sen­ta indolên­cia, com difi­cul­dade em se con­cen­trar, pen­sar e com­preen­der, fre­quente­mente sentin­do con­fusão men­tal, fraque­za, per­da de memória, pros­tração men­tal e exaustão, poden­do chegar até ao esta­do de coma.

    Fisi­ca­mente, a pes­soa sente frio e tem uma sen­sação de frioren­to, mas, para­doxal­mente, tam­bém exper­i­men­ta ondas de calor.

    Além dis­so, sente uma fraque­za gen­er­al­iza­da, las­sidão e exaustão, car­ac­terís­ti­cas da neuras­te­nia. As adenopa­tias estão infla­madas, edema­ci­adas e endure­ci­das, espe­cial­mente a tiróide, como ocorre em casos de exposição ao iodo pre­sente na água do mar. No peito, a pes­soa sente uma ansiedade opres­si­va, acom­pan­ha­da de dores semel­hantes a alfine­tadas. A tosse é out­ro sin­toma sig­ni­fica­ti­vo, car­ac­ter­i­za­da por uma comichão inten­sa, sendo vio­len­ta e espas­módi­ca.


tradutor
error: Content is protected !!