CAMPHORA (Camph.)
Sente-se isolado e sem proteção, devido à ausência dos pais, com uma sensação constante de frio insuportável, tanto físico quanto emocional. É cruel, sem empatia, e mata animais. Mentalmente, teme o escuro, a morte, espelhos e seus próprios pensamentos, com delírios maníacos. Apesar do frio extremo, rejeita ser coberto e exibe palidez, juntamente com sintomas gástricos.
COLAPSO — EXTREMAMENTE FRIO, MAS QUER ESTAR DESTAPADO
MENTAL:
Pensar nas suas queixas melhora. Ansiedade durante o calafrio, ansiedade na cama. Medo de estar só à noite, deseja companhia. Grita, berra mais antes das convulsões. Grita por ajuda. Insanidade puerperal. Delírio. Rasga coisas. Desejo em morder mais durante a raiva.
FÍSICO:
A PELE ESTA GELADA, CONTUDO quer estar DESTAPADO. Atira com todas as cobertas. Frieza das extremidades, contudo o calor na cama é insuportável. Quer estar destapado com a pele fria, mas deseja estar tapado com calor e suor. Calor interno com frio externo durante a febre. Colapso súbito — fraqueza com frio e ansiedade. Fraqueza profunda. O sono torna-se comatoso; pode alternar com insónia. Ataques súbitos de vómito e diarreia com ansiedade e agitação. Sensível ao ar frio. Cãibras, convulsões com frieza e angústia mental. A face é ansiosa, distorcida, azulada e fria. Exantema devido à exposição ao sol. Dor mais quanto pensa nela. Problemas devido ao desejo sexual suprimido.
MODALIDADES
AGR.: transpiração suprimida, urina, ar frio, exposição ao sol, calor na cama, com cobertas quentes.
MELH.: ao ar livre, ao beber água fria.
o tema é ele tenta parecer maior e mais intimidado para superar o medo, acreditando que se gritar e se impor os outros não o ameaçarão. Apesar disso, sente-se perdido e confuso, buscando sempre uma posição elevada, mas por dentro sente-se como uma criança assustada. Muitas vezes, acaba por auxiliar uma pessoa de sucesso, realizando todo o trabalho, enquanto o chefe fica com o reconhecimento e a glória.