• CARBO VEGETABILIS

    CARBO VEGETABILIS (Carb‑v.)

    Vazio que se ver­i­fi­ca a todos os níveis. A pes­soa sente que a vida está a deixá-la, sente-se como um saco vazio. A cir­cu­lação é fra­ca e pro­duz fraque­za e debil­i­dade tan­to no esta­do agu­do como no esta­do cróni­co. VAZIO EM TODOS OS NÍVEIS, MA CIRCULAÇÃO — FRAQUEZA, DESMAIO COM TRANSPIRAÇÃO FRIA E DESEJO DE SER ABANADO

    MENTAL:

    O vazio do nív­el emo­cional é man­i­fes­ta­do pela indifer­ença, apa­tia, desân­i­mo e no nív­el men­tal pelo pen­sa­men­to lento, obtusi­dade, memória fra­ca, con­fusão, inde­cisão. Antes destes esta­dos podem ver irri­tabil­i­dade e rai­va. O paciente e abrup­to e criti­co. Ansiedade ao fechar os olhos, ao anoite­cer na cama. Delírio no escuro.

    FÍSICO:

    Atua sobre a cir­cu­lação venosa, em espe­cial os capi­lares. Má cir­cu­lação e oxi­ge­nação imper­fei­ta. Desin­te­gração. Maus efeitos de doença exaus­ti­va (ex: saram­po, escar­lati­na, intox­i­cação) e per­da de fluí­dos vitais. Usa­do após aneste­sia para traz­er o paciente de vol­ta rap­i­da­mente. Últi­mos está­gios de doença.

    DESMAIO ao erguer-se, ao acor­dar, no esforço. Des­maio com tran­spi­ração fria em espe­cial na fronte, res­pi­ração fria, lín­gua fria, face fria e frieza ger­al do cor­po. DESEJO DE SER ABANADO (ven­ti­la­do). Dis­ten­são tim­pâni­ca do abdó­men mais ao com­er, ao beber, após evac­uar menos eruc­tações, flatos. Indi­gestão. Frioren­to. Acor­da com frieza dos mem­bros. Sofre sem­pre de corisa.

    Hemor­ra­gia das mem­branas mucosas ou dos orifí­cios. As gen­gi­vas são espon­josas, desco­lam-se dos dentes e san­gram facil­mente ao sugá-las ou ao lavá-las. Dor de cabeça ou con­strição da cabeça mais com a pressão do chapéu. Cabeça sen­sív­el por cam­in­har no ar frio. Sen­sív­el à roupa aper­ta­da (em espe­cial à vol­ta do estô­ma­go e abdó­men) menos ao afrouxar a roupa.

    MODALIDADES:

    AGR.: cli­ma chu­voso e quente, azeite, por­co, comi­da rica, man­teiga e gor­du­ra, enquan­to come.

    MELH.: ao ar livre, afrouxan­do a roupa, deita­do.

    m@


tradutor
error: Content is protected !!