• CAUSTICUM

    CAUSTICUM (Caust.)

    Pes­soas muito sen­síveis ao ambi­ente e que desen­volvem fortes sen­ti­men­tos de empa­tia pelo sofri­men­to dos out­ros, chegan­do a ficar indig­nadas com injustiças. São intol­er­antes à injustiça, o que pode torná-las ativis­tas ou até vio­len­tas em situ­ações de desigual­dade. Com­pas­si­vas, não supor­tam ouvir sobre o sofri­men­to alheio e ten­dem a lutar mais pelas causas dos out­ros do que pelas suas próprias. Têm uma per­son­al­i­dade críti­ca, descon­fi­a­da e medrosa, poden­do ser melancóli­cas e suscetíveis a tris­tezas pro­lon­gadas. Apre­sen­tam difi­cul­dade de con­cen­tração e tendên­cia a boce­jar de for­ma irre­sistív­el quan­do ouvem ou prestam atenção aos out­ros. Em ter­mos gerais, os sin­tomas agravam-se ao pen­sar neles e podem acor­dar à noite com sede. O remé­dio atua espe­cial­mente sobre os ner­vos, mús­cu­los, laringe, bex­i­ga, além do sis­tema motor, sen­so­r­i­al e res­pi­ratório, afe­tan­do tam­bém mem­bros e pele.

    SENSÍVEL À INJUSTIÇA, COMPREENSIVO, QUEIXAS NEUROLÓGICAS

    MENTAL:

    COMPREENSIVO. NÃO CONSEGUE SUPORTAR A INJUSTIÇA. Forte sen­ti­do da justiça. Ide­al­is­tas. Revoltam-se con­tra a autori­dade, exul­tam com a políti­ca. Podem trans­for­mar-se em anar­quis­tas ou fanáti­cos. Solidário com os ani­mais. Não con­seguem ver um ani­mal a sofr­er. Super sen­sív­el quan­do ouve cru­el­dades. Prob­le­mas dev­i­do a pesar e sofri­men­to de lon­ga duração. Gaguez mais pela exci­tação, humil­hação. Choro por triv­i­al­i­dades, espas­módi­co.

    FÍSICO:

    O sis­tema ner­voso é fra­co num esta­do exci­ta­do tem pre­dis­posição a doenças. PARALISIA GRADUAL, par­al­isia de PARTES SIMPLES, em espe­cial do lado dire­ito. Par­al­isia com dor­mên­cia do lado esquer­do. Par­al­isia facial em espe­cial de um lado, apos mol­har-se, depois de passear ao ven­to. URINA INVOLUNTARIA quan­do tosse, espir­ra ou assoa-se “fraque­za do esfínc­ter da ure­tra”. PERDA DE VOZ (ROUQUIDÃO) repenti­na dev­i­do à par­al­isia das cor­das vocais, dev­i­do ao exces­so de uso, de can­tar. Sen­sação na gar­gan­ta como se exis­tisse muco que ele tem de engolir. Tendên­cia con­stante para engolir ou pigar­rear. Pigar­reio inefi­caz. Dor como se o local estivesse em CARNE VIVA. Obsti­pação: as fezes pas­sam mel­hor quan­do a pes­soa está de pé; hemor­roidas impe­dem a evac­uação. Prob­le­mas dev­i­do a erupções suprim­i­das, dev­i­do a rai­va ou humil­hação.

    MODALIDADES:

    AGR.: frio, cli­ma seco.

    MELH.: HUMIDADE, cli­ma quente e húmi­do, bebidas frias.


    O tema é indi­ca­do para indi­ví­du­os de princí­pios fortes, com um grande sen­so de dev­er e respon­s­abil­i­dade, sendo sérios e volta­dos para a família. São rígi­dos, dog­máti­cos e moral­is­tas, man­ten­do-se reser­va­dos e esforçan­do-se para con­tro­lar as emoções. Têm uma sen­si­bil­i­dade espe­cial para o ines­per­a­do e para cóce­gas, além de sen­tirem os seus medos man­i­festarem-se no estô­ma­go. Ape­sar de serem fecha­dos, não são melancóli­cos, man­ten­do uma ati­tude otimista.


tradutor
error: Content is protected !!