CENCHRIS CONTORTRIX
Patologias de natureza ulcerativa.
O paciente apresenta uma sexualidade forte, muitas vezes acompanhada de vício e maturidade sexual precoce. No entanto, existe um conflito subjacente em relação à sua sexualidade, que pode ser exacerbado por experiências passadas de abuso sexual ou traição por parte dos pais. Ele pode abusar da sua sexualidade como forma de manipulação, alternando entre ternura e bondade e raiva e ira. Essa dualidade também se reflete em sua personalidade, onde demonstra amizade seguida de crueldade, e momentos de desânimo e melancolia alternados com alegria e riso, fechando-se frequentemente em si mesmo.
Além disso, o paciente exige atenção absoluta e pode irritar-se facilmente com qualquer um que roube a atenção de quem está falando. Sua desconfiança em relação à família e inclinação ao materialismo são evidentes, mostrando uma tendência à inveja, especialmente quando se trata de receber atenção.
No aspecto físico, o paciente pode experienciar estados alterados de doçura alternando com raiva, bem como uma dissociação da personalidade. Há um medo subjacente de ser violado sexualmente, especialmente relacionado à homossexualidade. A reação a perturbações ou ofensas é rápida e violenta, com uma raiva desenfreada. A sensação de que o coração está a inchar e pode rebentar também é comum, assim como a experiência de sonhos de serem violados.
Além disso, sintomas físicos como dor de cabeça congestiva, alergias, inchaço dos membros e cistite após relações sexuais são observados. O paciente pode ter menos fome e sentir-se enojado com a comida, além de experimentar dores ao evacuar que se estendem até às costas. A lateralidade direita é prevalente, e o fígado pode ser afetado.
TEMÁTICA
•No contexto físico, inclui distúrbios da circulação sanguínea, problemas de pele, obstipação, distúrbios hormonais e dores de cabeça. Exibem um padrão comportamental específico, como falar muito (loquacidade), têm preferência por roupas apertadas ou não as suportam, normalmente vestem roupas vistosas. Há uma ligação simbólica ao submundo da espiritualidade.