CHAMOMILLA (Cham.)
São pessoas hipersensíveis a um grau extremo. A hipersensibilidade e a irritabilidade estão presentes em todos os cenários de sintomas. A Chamomilla é muito indicada para crianças durante o período do surgimento da dentição.
SISTEMA NERVOSO REACTIVO, EXCITADO, TEMPERAMENTO INSTAVEL
MENTAL:
GRANDE IRRITABILIDADE mais ao toque, quando lhe falam, durante a dor, durante a dentição. Não suporta ser olhado. Manda a enfermeira para fora do quarto. TEMPERAMENTO INSTAVEL. Rejeita as coisas que ele desejou quando oferecidas. AS CRIANÇAS QUEREM COLO A SEREM EMBALADAS.
Supersensibilidade à dor. Vulgar nas crianças em especial durante a dentição.
FISICO:
PROBLEMAS DEVIDO À RAIVA: dores no útero, metrorragia, vómito, convulsões, dispneia, metrite, asma, etc. GRANDE SENSIBILIDADE A DOR. A dor é intolerável, leva ao desespero. Dores de parto espasmódicas e aflitivas, fazem-na desesperar. VERMELHIDÃO NUMA BOCHECHA, PALIDEZ NA OUTRA. DENTIÇÃO com irritabilidade. Dores de dentes mais com bebidas ou comida quente, sala quente. Fezes quentes, tipo ovos mexidos com espinafres, cheiram a ovos podres (em especial durante a dentição). Suor quente na cabeça.
MODALIDADES:
AGR.: 09:00h, ao toque ou ao tocar qualquer coisa, deitado sobre o lado não doloroso, café, ao ficar frio.
MELH.: café, após transpirar, frio.
O tema é o desejo intenso em manter a independência e a autonomia, tendo de lutar por isso quando sente que este desejo está ameaçado. Necessita ser assertivo e agressivo, expressando diretamente as suas necessidades, preferências, emoções e opiniões. Luta para não ser expulso e precisa provar ser capaz, sentindo-se desvalorizado quando é subestimado ou tratado de forma infantil. Demonstra ser um guerreiro, lutador, resistente e, por vezes, implacável e destrutivo. Esta postura leva a que muitas vezes os outros se aproveitem do seu trabalho e dos seus recursos.
Manifesta um forte desejo de permanecer independente e autónomo, sendo compelido a lutar constantemente para preservar este estado, especialmente quando sente que a sua liberdade está a ser ameaçada. A sua necessidade de afirmar a sua individualidade e a sua autonomia obriga‑o, muitas vezes, a adotar uma postura agressiva e assertiva, expressando de forma direta e clara as suas necessidades, preferências, emoções e opiniões. Sente a necessidade de lutar para não ser excluído ou marginalizado, procurando mostrar-se como uma pessoa capaz e competente, pois experimenta um profundo desconforto quando se sente desvalorizado ou subestimado. Detesta ser tratado de forma infantil, ou ser visto como alguém de menor importância ou capacidade. Demonstra uma personalidade guerreira, perseverante, resistente, inflexível e, em algumas circunstâncias, pode ser percebido como cruel, implacável, impiedoso e destrutivo. No entanto, essa mesma determinação e combatividade levam, muitas vezes, a que outros se aproveitem do seu esforço e dos seus recursos, acabando por explorar o seu trabalho árduo e a sua dedicação.