• CHELIDONIUM MAJUS

    CHELIDONIUM MAJUS (Chel.)

    PROBLEMAS DA VESÍCULA BILIAR E FÍGADO

    MENTAL:

    Poderoso, dom­i­nador, dita­to­r­i­al. Quer que os out­ros oiçam os seus con­sel­hos e gos­ta de gerir a vida dos out­ros.

    FÍSICO:

    PROBLEMAS DE VESÍCULA BILIAR E FÍGADO. Pedras na vesícu­la, colecis­tite. DOR NO HIPOCÔNDRIO DIREITO QUE SE ESTENDE ÀS COSTAS, AO ÂNGULO INFERIOR DA OMOPLATA DIREITA mais ao res­pi­rar, ao inspi­rar. Queixas do lado dire­ito. Dor do olho ou do ouvi­do que se estende aos dentes. Dor de dentes que se esten­dem aos olhos, dor de cabeça mais do lado dire­ito, com lacrimação. Icterí­cia (tam­bém nos recém-nasci­dos). Obsti­pação alter­na­da com diar­reia, tipo excre­men­to de ovel­ha. Con­strição do reto que impede a evac­uação, alter­nan­do com pruri­do. Dor de estô­ma­go ou do umbi­go que se estende trans­ver­salmente pelo estô­ma­go ou abdó­men.

    MODALIDADES:

    AGR. ao com­er.

    MELH.: após com­er em espe­cial ao meio-dia, beber bebidas quentes.


    O tema é sente-se estran­ho e fra­co, com uma incli­nação para defend­er os rejeita­dos e apoiar gru­pos soci­ais mar­gin­al­iza­dos, mostran­do tam­bém uma tendên­cia reli­giosa. Percebe o mun­do como perigoso, espe­cial­mente após a per­da dos pais. Vive como um escra­vo, obri­ga­do a obe­de­cer e supor­tar difi­cul­dades e agressões. A sua estraté­gia para lidar com isso é não rea­gir, dis­so­ciar-se, procu­ran­do escapar através da dor­mên­cia emo­cional e vícios.


tradutor
error: Content is protected !!