CINA (Cina)
Em Cina, a irritação do sistema nervoso é de tal ordem que o paciente não tem paz. A irritação manifesta-se a todos os níveis. A nível mental, verifica-se irritabilidade e irregularidade de temperamento, e a nível físico, observa-se comichão, ranger dos dentes, convulsões. Imagine a irritação de um organismo cheio de parasitas. IRRITAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO
MENTAL:
COMPORTAMENTO INSTÁVEL EXTREMO em especial nas CRIANÇAS. Aversão a serem TOCADAS, acarinhadas, aproximadas. REJEITAM TUDO O QUE É OFERECIDO. Batem, atiram com as coisas fora. Gritam ao acordar, durante o sono, antes das convulsões. Choram quando transportados.
FÍSICO:
Hermetismo nervoso. PRINCIPAL REMÉDIO PARA VERMES.
CONVULSÕES DEVIDO AOS VERMES, devido à raiva. Convulsões dos músculos extensores. Constante DEPENICAR E PÔR O DEDO NO NARIZ. COMICHÃO no nariz. ESFREGA o nariz constantemente. Range os dentes durante o sono. Apetite voraz logo após comer. Apetite caprichoso, mutável. Apetite em hora invulgar. Dorme na posição de joelhos ao peito
MODALIDADES:
AGR.: pressão, pimenta.
MELH.: deitado de abdómen, ao movimento.
O tema é o desejo intenso em manter a independência e a autonomia, tendo de lutar por isso quando sente que este desejo está ameaçado. Necessita ser assertivo e agressivo, expressando diretamente as suas necessidades, preferências, emoções e opiniões. Luta para não ser expulso e precisa provar ser capaz, sentindo-se desvalorizado quando é subestimado ou tratado de forma infantil. Demonstra ser um guerreiro, lutador, resistente e, por vezes, implacável e destrutivo. Esta postura leva a que muitas vezes os outros se aproveitem do seu trabalho e dos seus recursos.
Manifesta um forte desejo de permanecer independente e autónomo, sendo compelido a lutar constantemente para preservar este estado, especialmente quando sente que a sua liberdade está a ser ameaçada. A sua necessidade de afirmar a sua individualidade e a sua autonomia obriga‑o, muitas vezes, a adotar uma postura agressiva e assertiva, expressando de forma direta e clara as suas necessidades, preferências, emoções e opiniões. Sente a necessidade de lutar para não ser excluído ou marginalizado, procurando mostrar-se como uma pessoa capaz e competente, pois experimenta um profundo desconforto quando se sente desvalorizado ou subestimado. Detesta ser tratado de forma infantil, ou ser visto como alguém de menor importância ou capacidade. Demonstra uma personalidade guerreira, perseverante, resistente, inflexível e, em algumas circunstâncias, pode ser percebido como cruel, implacável, impiedoso e destrutivo. No entanto, essa mesma determinação e combatividade levam, muitas vezes, a que outros se aproveitem do seu esforço e dos seus recursos, acabando por explorar o seu trabalho árduo e a sua dedicação.