• Crocus sativus

    Cro­cus sativus

    Car­ac­ter­i­za­do por uma exu­berân­cia que se man­i­fes­ta em risos e danças histéri­c­as, levan­do a ser vis­to como infan­til e tolo. Sente rai­va, fre­quente­mente com vio­lên­cia, segui­da de arrependi­men­to. Men­tal­mente, exibe grande vari­ação de humor, com com­por­ta­men­tos infan­tis e tendên­cias tan­to para tris­teza quan­to para ale­gria extrema. No ger­al, sofre de hemor­ra­gias e a sen­sação de algo vivo a mover-se pelo cor­po. Especi­fi­ca­mente, pode exper­i­men­tar hemor­ra­gias nasais de sangue pre­to e fil­a­men­toso, dores de cabeça, con­vul­sões, his­te­ria, entre out­ros sin­tomas.

    As suas aflições men­tais incluem uma incli­nação para alternar entre tris­teza e ale­gria, com episó­dios de riso inapro­pri­a­do e exces­si­vo. Pode tam­bém exibir com­por­ta­men­tos loquazes e manias de brin­car, fre­quente­mente acom­pan­hados de dor de cabeça e obscurec­i­men­to da visão. A rai­va é fre­quente­mente segui­da por arrependi­men­to rápi­do, e o humor oscila entre aus­teri­dade e suavi­dade.

    Fisi­ca­mente, enfrenta dores de cabeça, sen­sação de ver­tigem e sin­tomas como olhos incha­dos e sec­os. Pode sofr­er de prob­le­mas audi­tivos e hemor­ra­gias nasais, além de dis­túr­bios gástri­cos, abdom­i­nais e men­stru­ais. As dores e sen­sações pecu­liares espal­ham-se por várias partes do cor­po, incluin­do mem­bros supe­ri­ores e infe­ri­ores, com uma sen­sação con­stante de fraque­za e fadi­ga.

    O sono é per­tur­ba­do por boce­jos fre­quentes, incli­nação para dormir durante o dia, son­hos inqui­etos, e a febre é mar­ca­da por calafrios segui­dos de calor, com suores fra­cos.


    O tema é entu­si­as­ma­do, enér­gi­co e vivaz, mas des­de cri­ança foi restri­to pelos pais dev­i­do ao seu com­por­ta­men­to impul­si­vo e sel­vagem. Na puber­dade, essa impul­sivi­dade inten­si­fi­ca-se, com um dese­jo forte de se apaixonar, diver­tir, e envolver-se com sexo, álcool e dro­gas. A ten­ta­ti­va dos pais de o pro­te­ger, proibindo essas exper­iên­cias, aca­ba por pio­rar a situ­ação, levan­do a com­por­ta­men­tos prob­lemáti­cos, como gravidez pre­coce.

    Na vida adul­ta, dese­ja um par­ceiro, fil­hos e ami­gos, mas sente-se lim­i­ta­do pelos ciúmes do côn­juge, o que o faz acabar fre­quente­mente soz­in­ho e dece­ciona­do.


tradutor
error: Content is protected !!