• CRUPO ARGENTUM

    Com­pro­mis­so e pon­tu­al­i­dade em exces­so, são muito racionais, medos exces­sivos e neu­roses, Indi­ví­du­os visionários, cria­tivos, fanáti­cos do tra­bal­ho.

     

    Argen­tum Metal­licum:

    Exibem uma reg­u­lar­i­dade exces­si­va.  Os indi­ví­du­os do grupo argen­tum são demasi­a­do reg­u­lares.  Neste tipo, a reg­u­lar­i­dade prevalece aci­ma de qual­quer out­ro con­ceito, na sua for­ma mais pura.  Os indi­ví­du­os sen­tem a neces­si­dade de seguir o seu plano metic­u­losa­mente, ser pon­tu­ais nos seus com­pro­mis­sos, cumprir o prometi­do.  O exagero des­ta car­ac­terís­ti­ca per­tur­ba o indi­ví­duo e as pes­soas que o rodeiam. Os sin­tomas clíni­cos deste tipo envolvem várias neu­roses. Apre­sen­tam fre­quente­mente sin­tomas de ansiedade ou neu­roses hipocon­dría­cas. Nestes tipos, existe uma aver­são ao diál­o­go, aver­são ou medo de apare­cer e falar em públi­co, difi­cul­dade ou aver­são a qual­quer proces­so rela­ciona­do com o pen­sa­men­to. Este medica­men­to tam­bém é indi­ca­do para casos em que uma mente hiper­ac­ti­va e o con­tro­lo acresci­do impe­dem out­ras funções, como nas per­tur­bações psi­co-sex­u­ais ou em prob­le­mas de infer­til­i­dade.

     

    Argen­tum Nitricum:

    Desco­briu-se que na ago­rafo­bia existe um medo de exposição a ten­tações sex­u­ais às quais pos­samos sucumbir.  A fobia do mau desem­pen­ho ref­ere-se ao medo de não cor­re­spon­der­mos a expec­ta­ti­vas ele­vadas.  Ambos os dis­túr­bios podem ser asso­ci­a­dos de for­ma razoáv­el à reg­u­lar­i­dade. Tais casos apre­sen­tam muitas vezes os sin­tomas de um ataque de pâni­co, típi­cos do grupo nítri­co.  Este padrão está asso­ci­a­do à ansiedade e medo inten­sos em con­jun­to com vários sin­tomas físi­cos.  Existe com fre­quên­cia um medo da lou­cu­ra, morte ou com­por­ta­men­to incon­troláv­el.

     

    Argen­tum Nitricum:

    Acon­sel­háv­el para o com­por­ta­men­to hipocon­dría­co.  Os indi­ví­du­os acred­i­tam que sofrem de uma doença incuráv­el. Con­sul­tam médi­cos fre­quente­mente. É fácil con­solá-los, mas assim que ouvem diz­er que alguém está doente, começam a pen­sar que tam­bém eles serão afec­ta­dos. Estão con­stan­te­mente à procu­ra de apoio da sua família rel­a­ti­va­mente ao seu prob­le­ma.  Por vezes, reduzem con­sid­er­av­el­mente as suas activi­dades profis­sion­ais porque pen­sam que o tra­bal­ho lhes é prej­u­di­cial. Os indi­ví­du­os são dom­i­na­dos por impul­sões e temem que estas se con­cretizem.  Por exem­p­lo, alguém pode ser dom­i­na­do pela ideia de empurrar um ami­go de um pre­cipí­cio ou de meter a mão numa toma­da ou ven­toin­ha. Por con­seguinte, aprox­i­mam-se da fonte de peri­go e ficam obceca­dos pela impul­são “faço ou não faço isto…” Tam­bém podem apre­sen­tar sin­tomas de depressão com tendên­cias sui­ci­das. Tam­bém pode ser ade­qua­do em casos de dis­funções sex­u­ais em jovens ado­les­centes que ten­ham difi­cul­dade em ter relações sex­u­ais pela primeira vez ou este­jam pre­ocu­pa­dos com o seu desem­pen­ho no acto sex­u­al que está prestes a acon­te­cer.  Emb­o­ra ten­ham uma erecção, per­dem-na assim que ten­tam a pen­e­tração.  Da mes­ma for­ma, as rapari­gas podem sofr­er de secu­ra vagi­nal.  Tam­bém podem ter medo de serem neg­li­gen­ci­adas pelo seu par­ceiro ou sen­tir que podem não o sat­is­faz­er ou que ter relações sex­u­ais vai con­tra os seus princí­pios.

     

    Argen­tum Sul­phuricum:

    É ade­qua­do para os chama­dos “mar­rões” que são crit­i­ca­dos pela sua ati­tude.  Por exem­p­lo, estu­dantes que nun­ca fal­tam a uma aula, são dili­gentes e tomam notas detal­hadas, e ao mes­mo tem­po ten­dem a racionalizar exces­si­va­mente, con­cen­tram-se muitos nos por­menores e são inca­pazes de ter uma per­spec­ti­va glob­al.  São exces­si­va­mente racionais e têm uma capaci­dade de imag­i­nação lim­i­ta­da.  Estu­dam inces­san­te­mente; são absorvi­dos pelos seus estu­dos e cer­ti­fi­cam-se de chegar sem­pre a horas aos seus com­pro­mis­sos.  São sem­pre pon­tu­ais e fazem tudo o que for pos­sív­el para chegar cedo às aulas. Um adul­to que sofria de neu­rose obses­si­va com­pul­si­va e mel­horou bas­tante após tomar este medica­men­to, ao ten­tar explicar porque fala­va tão depres­sa, disse-me que fala assim para con­seguir encaixar tudo que tem a diz­er, como se hou­vesse um lim­ite de tem­po que o impediria de acabar o que tem para diz­er.  Como é óbvio, após tomar este medica­men­to a sua for­ma de falar mel­horou jun­ta­mente com o resto dos sin­tomas.

     

    Argen­tum Muri­aticum:

    São car­ac­ter­i­za­dos por se desiludi­rem facil­mente e terem uma tendên­cia inte­ri­or para serem reg­u­lares.  Estes indi­ví­du­os desilu­dem-se com a incon­sistên­cia dos out­ros.  É mais ade­qua­do para indi­ví­du­os do grupo Argen­tum que têm um his­to­r­i­al de depressão e cuja desilusão está patente na sua expressão facial.

     

    Argen­tum Muri­aticum Natrona­tum:

    Têm tendên­cia para a reg­u­lar­i­dade e todas as suas con­se­quên­cias, mas tam­bém se desilu­dem facil­mente na sua vida amorosa. Noutros casos, existe o medo de serem desilu­di­dos pelo seu par­ceiro.  Por con­seguinte, estes indi­ví­du­os podem men­cionar que estão soz­in­hos porque têm medo de ser desilu­di­dos ou porque não con­seguem encon­trar ninguém que seja tão reg­u­lar quan­to dese­jam.  Tam­bém é pos­sív­el que men­cionem ocasiões ante­ri­ores em que foram desilu­di­dos pela incon­sistên­cia do seu par­ceiro.

     

    Argen­tum Muri­aticum Kali­na­tum:

    Por con­seguinte, é pos­sív­el que estes indi­ví­du­os men­cionem desilusões ante­ri­ores por parte de ami­gos ou família, porque não foram tão reg­u­lares quan­to dese­jari­am.  Tam­bém é pos­sív­el que falem no seu medo de serem desilu­di­dos pelos ami­gos ou a família dev­i­do à sua incon­sistên­cia.

     

    Argen­tum Chromicum:

    Demon­stram uma tendên­cia acen­tu­a­da para se magoarem facil­mente.  São indi­ví­du­os par­tic­u­lar­mente reg­u­lares que se ofen­d­em facil­mente com as acções e palavras dos out­ros.  Um comen­tário ou gesto insignif­i­cantes para as pes­soas nor­mais é capaz de ofend­er Quan­do magoa­d­os, nor­mal­mente não o exprimem aos out­ros, lim­i­tan­do-se a recol­her-se no silên­cio.  Uma vez que se magoam facil­mente, são muito cuida­dosos na escol­ha das pes­soas às quais se asso­ci­am e no seu com­por­ta­men­to em relação aos out­ros.  Quan­do magoa­d­os pelo ambi­ente social, é pos­sív­el que desen­volvam depressões ou com­por­ta­men­to hipocon­dría­co.  Na ver­dade, têm invari­avel­mente uma tendên­cia para o com­por­ta­men­to hipocon­dría­co.

     

    Argen­tum Phos­pho­ricum:

    Esforçam-se para con­quis­tar o afec­to das pes­soas através da sua reg­u­lar­i­dade, e tam­bém exigem que os out­ros sejam reg­u­lares na expressão do seu afec­to. É por isso com­preen­sív­el que inter­pretem a incon­sistên­cia dos out­ros como indifer­ença.  São muito extro­ver­tidos, têm muitos inter­ess­es, muitos ami­gos e con­hec­i­men­tos, ado­ram via­jar e são sex­ual­mente arrebata­dores.

     

    Argen­tum Arseni­co­sum:

    Têm tendên­cia a ser muito for­mais para não abalar a con­fi­ança dos out­ros.

     

    Argen­tum Ioda­tum:

    Evi­tam ser aban­don­a­dos aos serem reg­u­lares Quan­do as out­ras pes­soas são incon­sis­tentes, vêem-no como aban­dono.

     

    Argen­tum Bro­ma­tum:

    Evi­tam a ilusão de serem mal­trata­dos ao serem reg­u­lares.


tradutor
error: Content is protected !!