CUPRUM METALLICUM (Cupr.)
Em Cuprum, as caibras são a principal característica, a todos os níveis. As emoções são limitadas e não são libertadas, embora sejam pessoas apaixonadas e sexuais. Estes indivíduos contêm-se e depois observamos a frigidez total. Não permitem a si próprios sentir e, como tal, os sentimentos intensos que têm são reprimidos e originam convulsões ou caibras. A nivel físico, verificamos mais uma vez que a repressão de erupções ou descargas na pele origina caibras ou até mesmo convulsões.
CAIMBRAS EM TODOS OS NÍVEIS
MENTAL:
EMOÇÕES ESPASMÓDICAS. Pessoas apaixonadas que não se exprimem.
Sentimentos intensos que acabam em convulsões ou em caibras. A mais pequena emoção pode induzir uma cãibra. Faz caretas facial como se quisessem esconder coisas. Grita antes das convulsões. Choroso durante a transpiração.
FÍSICO:
CAIMBRAS GRAVES, principalmente nos MEMBROS INFERIORES, nos gémeos e nas plantas dos pés, faz com que a pessoa dê gritos de dor.
CONVULSÕES com os POLEGARES CERRADOS, face cianótica e lábios azuis. Constrição convulsiva do peito. Convulsões quando as erupções não conseguem sair, de erupções suprimidas. Convulsões devido a humilhação.
Convulsões começam nos dedos das mãos e dos pés, e espalham-se por todo o corpo.
Micção involuntária durante as convulsões. Problemas de erupções suprimidas; supressão do suor dos pés resulta em problemas no cérebro, espasmos, convulsões, vomito. Espasmos da face. Paladar a cobre na boca. Descoloração acinzentada da face. Existe algo não saudável na sua pele. Paralisia da língua discurso difícil, gaguez.
MODALIDADES:
AGR.: pelo esforço mental, vomito.
MELH.: pela transpiração.
O tema é caracterizado pela sua seriedade e responsabilidade, com um forte desejo de manter o que foi construído. Ela controla as emoções, mantendo ideias conservadoras, mas essa pressão para não perder o controle pode resultar em cãibras. Acredita que seguir regras é a chave para garantir segurança e, por isso, verifica constantemente a ordem ao seu redor, ficando zangada e denunciando aqueles que não as cumprem, o que pode levar a um comportamento ritualístico.
Sensível à crítica, ela se ressente quando é acusada de não seguir as normas. No contexto da infância, apresenta aversão a ser tocada, olhada ou carregada, com um forte desejo de se esconder. Suas reações podem incluir choro involuntário, que se intensifica ao falar, especialmente durante episódios de epilepsia, levando a sintomas físicos violentos como diarreia, vômito, espasmos e convulsões.
Os sintomas afetam diversas áreas, incluindo nervos, o eixo cérebroespinal, epigastro, músculos, trato digestivo, abdómen e sangue.