• Cyclamen europaeum

    Cycla­men europaeum

    No âmbito físi­co, men­ciona ane­mia, dor nos ossos, clorose, afecções cli­matéri­c­as, coriza, diplop­ia, dis­pep­sia, enter­al­gia, prob­le­mas ocu­lares, dor de cabeça, dor no cal­can­har, soluços, dis­túr­bios men­stru­ais, per­tur­bações men­tais, doenças e dis­túr­bios na gravidez, pro­sta­tite, reuma­tismo, estra­bis­mo, ausên­cia de sede, ure­trite, ver­ti­gens e prob­le­mas após o des­mame e espas­mo do escritor. Estes sin­tomas incluem enx­aque­cas asso­ci­adas a sen­ti­men­tos de cul­pa por um abor­to, e pais que se sen­tem cul­pa­dos por situ­ações rela­cionadas aos seus fil­hos defi­cientes ou doentes. Emb­o­ra as escol­has pos­sam ser jus­ti­fi­cadas racional­mente, inte­ri­or­mente não pare­cem cor­re­tas e não se alin­ham com o carác­ter humano, sendo feitas por neces­si­dade mate­r­i­al ou pressão de pais ou côn­juge.

    No cam­po men­tal, a descrição enfa­ti­za críti­cas, tris­teza com tendên­cia à solidão, cul­pa e esta­dos men­tais var­iáveis. A pes­soa apre­sen­ta um com­por­ta­men­to tac­i­turno e deprim­i­do, alter­nan­do entre tris­teza e ale­gria, fraque­za de memória e abor­rec­i­men­to secre­to, muitas vezes acom­pan­hados por per­tur­bações na con­sciên­cia e fal­ta de humor. Pode sen­tir aver­são à con­ver­sa e uma alternân­cia entre amor ao tra­bal­ho e indolên­cia. A memória oscila entre ráp­i­da e fra­ca, e há emb­o­ta­men­to e con­fusão men­tal, com uma sen­sação de inad­e­quação para qual­quer tipo de tra­bal­ho. Pode haver alu­ci­nações, como a sen­sação de que duas pes­soas estão deitadas na mes­ma cama.

    Os sin­tomas físi­cos abrangem ver­ti­gens, espe­cial­mente ao ficar em pé, dores de cabeça com difer­entes car­ac­terís­ti­cas, como dor ao se baixar ou na têm­po­ra esquer­da, e uma sen­sação de formiga­men­to no couro cabe­lu­do. Os olhos podem pare­cer opa­cos, com pupi­las dilatadas, inchaço e comichão nas pálpe­bras, visão dupla ou tur­va e cin­ti­lações. Nos ouvi­dos, a audição diminui como se estivessem tapa­dos, e o olfa­to tam­bém é afe­ta­do. Há coriza flu­ente, espir­ros mati­nais, dores de dentes, sen­sação de aspereza e secu­ra na boca e lábios, ver­mel­hidão na lín­gua e secu­ra no pal­adar.

    O apetite é fra­co, com sen­sação de saciedade ráp­i­da e repugnân­cia a cer­tos ali­men­tos, acom­pan­ha­da de náuse­as e vômi­tos, espe­cial­mente após refeições. O estô­ma­go pode apre­sen­tar eruc­tações fre­quentes, náuse­as e plen­i­tude, enquan­to o abdó­men man­i­fes­ta sen­si­bil­i­dade dolorosa ao menor toque, acom­pan­ha­da de aper­to e bor­borig­mos após as refeições. As fezes são difí­ceis de expelir, fre­quente­mente acom­pan­hadas de evac­uações de con­sistên­cia pas­tosa e pressão no reto, com descar­gas de sangue. Nos órgãos urinários, há micções fre­quentes e dolorosas, enquan­to, nos órgãos sex­u­ais, há dores antes da men­stru­ação, secreção mamária e men­stru­ação suprim­i­da.

    No sis­tema res­pi­ratório, há difi­cul­dade ao ler em voz alta, tosse seca e opressão no peito. O coração pode man­i­fes­tar-se com pressão e pal­pi­tações, e há dores agu­das nas costas, dores de tração nos mem­bros e pressão dolorosa nos braços e ante­braços, com con­trações mus­cu­lares. A pele apre­sen­ta comichão per­sis­tente e insu­portáv­el, e o sono é per­tur­ba­do com son­hos ter­ríveis e pesade­los. A febre é car­ac­ter­i­za­da por ataques de frio e tremores, segui­dos de calor no ros­to e ver­mel­hidão.

    Em ger­al, a pes­soa apre­sen­ta grande las­sidão, cansaço doloroso e rigidez nos mem­bros, com uma tendên­cia para todos os sin­tomas desa­pare­cerem com movi­men­to, mas ressur­girem quan­do está em repouso.


    O tema é con­fli­to entre quer­er ser uma pes­soa nor­mal e a per­cepção de que a vida é mais do que ape­nas matéria leva a uma bus­ca por equi­líbrio. Dese­ja seguir o seu próprio cam­in­ho, mas adap­ta-se às regras e expec­ta­ti­vas de pais e pro­fes­sores. Muitas vezes, as suas escol­has são influ­en­ci­adas por fig­uras de autori­dade, como os pais, ou por rela­ciona­men­tos, o que gera con­fusão e incerteza. Sente-se inca­paz de se defend­er e procu­ra agradar aos out­ros em bus­ca de pro­teção. Ten­ta obter recon­hec­i­men­to através de um com­por­ta­men­to gen­til e aten­cioso, mas sente que a sua sen­si­bil­i­dade e refi­na­men­to não são com­preen­di­dos.


tradutor
error: Content is protected !!