Cyclamen europaeum
No âmbito físico, menciona anemia, dor nos ossos, clorose, afecções climatéricas, coriza, diplopia, dispepsia, enteralgia, problemas oculares, dor de cabeça, dor no calcanhar, soluços, distúrbios menstruais, perturbações mentais, doenças e distúrbios na gravidez, prostatite, reumatismo, estrabismo, ausência de sede, uretrite, vertigens e problemas após o desmame e espasmo do escritor. Estes sintomas incluem enxaquecas associadas a sentimentos de culpa por um aborto, e pais que se sentem culpados por situações relacionadas aos seus filhos deficientes ou doentes. Embora as escolhas possam ser justificadas racionalmente, interiormente não parecem corretas e não se alinham com o carácter humano, sendo feitas por necessidade material ou pressão de pais ou cônjuge.
No campo mental, a descrição enfatiza críticas, tristeza com tendência à solidão, culpa e estados mentais variáveis. A pessoa apresenta um comportamento taciturno e deprimido, alternando entre tristeza e alegria, fraqueza de memória e aborrecimento secreto, muitas vezes acompanhados por perturbações na consciência e falta de humor. Pode sentir aversão à conversa e uma alternância entre amor ao trabalho e indolência. A memória oscila entre rápida e fraca, e há embotamento e confusão mental, com uma sensação de inadequação para qualquer tipo de trabalho. Pode haver alucinações, como a sensação de que duas pessoas estão deitadas na mesma cama.
Os sintomas físicos abrangem vertigens, especialmente ao ficar em pé, dores de cabeça com diferentes características, como dor ao se baixar ou na têmpora esquerda, e uma sensação de formigamento no couro cabeludo. Os olhos podem parecer opacos, com pupilas dilatadas, inchaço e comichão nas pálpebras, visão dupla ou turva e cintilações. Nos ouvidos, a audição diminui como se estivessem tapados, e o olfato também é afetado. Há coriza fluente, espirros matinais, dores de dentes, sensação de aspereza e secura na boca e lábios, vermelhidão na língua e secura no paladar.
O apetite é fraco, com sensação de saciedade rápida e repugnância a certos alimentos, acompanhada de náuseas e vômitos, especialmente após refeições. O estômago pode apresentar eructações frequentes, náuseas e plenitude, enquanto o abdómen manifesta sensibilidade dolorosa ao menor toque, acompanhada de aperto e borborigmos após as refeições. As fezes são difíceis de expelir, frequentemente acompanhadas de evacuações de consistência pastosa e pressão no reto, com descargas de sangue. Nos órgãos urinários, há micções frequentes e dolorosas, enquanto, nos órgãos sexuais, há dores antes da menstruação, secreção mamária e menstruação suprimida.
No sistema respiratório, há dificuldade ao ler em voz alta, tosse seca e opressão no peito. O coração pode manifestar-se com pressão e palpitações, e há dores agudas nas costas, dores de tração nos membros e pressão dolorosa nos braços e antebraços, com contrações musculares. A pele apresenta comichão persistente e insuportável, e o sono é perturbado com sonhos terríveis e pesadelos. A febre é caracterizada por ataques de frio e tremores, seguidos de calor no rosto e vermelhidão.
Em geral, a pessoa apresenta grande lassidão, cansaço doloroso e rigidez nos membros, com uma tendência para todos os sintomas desaparecerem com movimento, mas ressurgirem quando está em repouso.
O tema é conflito entre querer ser uma pessoa normal e a percepção de que a vida é mais do que apenas matéria leva a uma busca por equilíbrio. Deseja seguir o seu próprio caminho, mas adapta-se às regras e expectativas de pais e professores. Muitas vezes, as suas escolhas são influenciadas por figuras de autoridade, como os pais, ou por relacionamentos, o que gera confusão e incerteza. Sente-se incapaz de se defender e procura agradar aos outros em busca de proteção. Tenta obter reconhecimento através de um comportamento gentil e atencioso, mas sente que a sua sensibilidade e refinamento não são compreendidos.