DIOSCOREA VILLOSA (Dios.)
Autolimita-se na vida e nos relacionamentos, evita socializar e prefere fantasiar com um amor ideal. Tem pensamentos sobre a morte dos pais e culpa em relação à mãe. Sofre de cólicas paroxísticas, aliviadas ao curvar-se para trás.
DORES ABDOMINAIS MELHOR AO ESTICAR-SE
MENTAL:
CONFUSO APÓS EVACUAR, após o coito. Indivíduos cansados que querem estar quietos. Aversão a companhia e à conversa. Perda de ambição.
A mente fica cada vez mais cansada e eventualmente esquece palavras, faz erros ao falar, ao escrever. Chama as coisas usando palavras erradas, por ex: confunde a esquerda com a direita, etc. Medo das pessoas. Sente-se agitado mais à noite, contudo ao caminhar melhora. Ansiedade após evacuar. Ansiedade ao acordar.
FÍSICO:
DOR ABDOMINAL espasmódica, de aperto, incisiva grave, como se os intestinos estivessem torcidos menos AO ESTICAR-SE, DOBRANDO-SE PARA TRAS. Casos graves de cólicas que não aliviam pelas fezes. As dores mudam para partes distantes, dedos das mãos ou dos pés. Como se estas dores ficassem mais fortes, e as abdominais menos. Dores no fígado que se estendem ao peito, ao braço, ao mamilo. Dores no recto que se estendem ao fígado. Dores na uretra que se estendem ao pénis e aos testículos. Fezes albuminosas. Hemorroidas. Frieza dos genitais em especial ao anoitecer.
Caibras nos dedos da mão durante o parto. Pulsação no estômago quanto esta deitado de costas. Gases e eructações após beber chá.
MODALIDADES:
AGR.: coito, à noite, ao evacuar, chá.
MELH.: movimento, ao caminhar, ao esticar-se.
O tema é conflito entre o apoio dos pais e o início de um relacionamento pode variar consoante a família. Para quem não tem coragem de sair e conhecer novas pessoas, é difícil alcançar a independência e, muitas vezes, nunca chega a casar. Há o desejo de se apaixonar e casar, mas a timidez e o medo de não conseguir concretizar esse sonho pesam. Surge também a vontade de ser independente e autêntico, mas dependendo do tipo de parceiro, pode assustá-lo, levando ao fim do relacionamento. Acaba por ficar sozinho e regressar à casa dos pais.