DULCAMARA (Dulc.)
O teme da água, especialmente inundações, água escura onde não vê o fundo, tempestades e águas turbulentas. Para evitar o perigo, trabalha em grupo e ajuda os outros, com uma forte necessidade de proteger a casa e a família, sentindo ansiedade pelos outros. O seu estado piora em tempo frio e húmido, no outono, e após supressões de suor, problemas de pele ou menstruação. Em termos físicos, é propensa a condições catarrais, reumáticas e herpéticas.
AFECÇÕES REUMÁTICAS & PROBLEMAS DE PELE.
MENTAL:
Autoritário, ditador. Briguento e abusador sem raiva. Tomam conta dos outros, são amorosos mas num sentido autoritário. Ansiedade pelos outros. Agitados, não conseguem manter-se quietos. Cansaço da memória para palavras. Usa as palavras erradas. Confusão, obtusidade em especial devido ao ar húmido. Depressão.
FISICO:
Queixas ocasionadas ou agravadas pelo CLIMA HÚMIDO, CHUVOSO ou FRIO, HÚMIDO, CHUVOSO ou AO FICAR MOLHADO (dor nas costas, nas extremidades, no abdómen, na cabeça, nos dentes, inflamação dos olhos, asma, menstruação suprimida, etc.). Urticária por ter ficado molhado. Diarreia após estar em pé na humidade do solo. Inflamação catarral dos olhos devido ao frio. PARALISIA DAS PARTES SIMPLES devido à exposição à humidade ou deitado em chão húmido. Paralisia dos membros superiores com frieza gelada durante o repouso. Sente as partes geladas. Crostas castanhas na cabeça e face, com bordas avermelhadas (circunscritas) sangrando após coçar.
MODALIDADES:
AGR.: CLIMA FRIO E CHUVOSO, MUDANÇA DE CLIMA, frio (ar, bebidas, ao entrar num local frio).
MELH.: clima seco (em especial quente e seco), movimento, ao caminhar, descargas, quente.
Este tema é vive em constante tensão, esperando perigo e ameaças, sem nunca conseguir relaxar. Tem medo de ser má ou de ser fraca para resistir às forças do mal, acreditando que pode ser vítima de mau olhado, maldições ou bruxaria. Sente-se uma vítima de desastres. Embora deseje amor, é incapaz de se aproximar ou tocar quem ama.