Echinacea purpúrea
Utilizado em casos de infeções sépticas e condições infecciosas graves, desempenhando um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. É eficaz na difteria, uma infeção bacteriana grave que afeta a garganta, provocando febre, dor e dificuldade respiratória. Neste caso, Echinacea auxilia na eliminação de toxinas do organismo e no reforço das suas defesas naturais.
Em casos de febres pútridas ou sépticas, associadas a sinais de decomposição de tecidos ou infeções graves como a septicemia, o remédio é igualmente indicado. Os pacientes com estas condições podem apresentar febres altas, suores com cheiro fétido e um esgotamento físico profundo.
Fisicamente é eficaz em quadros clínicos que envolvem abscessos, furúnculos, úlceras sépticas, inflamações graves, gangrena e septicemia. Tem a capacidade de ajudar na eliminação de toxinas e acelerar a cicatrização de feridas, além de atuar de forma benéfica nos sistemas urinário e genital feminino.
No plano mental, podem apresentar irritabilidade, nostalgia e um medo exacerbado de doenças. Estes estados emocionais podem acompanhar-se de histeria, loquacidade, alucinações e confusão mental.
TEMÁTICA
Caracteriza-se por um forte desejo de brilhar e ser o centro das atenções, acreditando que o seu lugar é sempre no foco do grupo. Possui um ego robusto, mas há uma constante sensação de que algo não está certo, o que o leva a precisar da confirmação e validação dos outros, na forma de elogios e reconhecimento. A figura paterna desempenha um papel crucial na sua vida, com uma forte ligação emocional ao “bom pai”. No entanto, a perda do pai pode ser um fator desencadeante significativo de perturbações emocionais e comportamentais.
Este indivíduo também é profundamente afetado por qualquer tipo de invasão, seja física, como no caso de cirurgias ou vacinas, ou mental, como humilhações ou até situações de violência, como o abuso. Estes episódios podem deixar marcas duradouras, influenciando a forma como encara a vida, o seu corpo e as suas relações emocionais e sociais.