• Elaterium officinarum

    Ela­teri­um offic­i­narum

    Clin­i­ca:

    Abces­sos. Febre bil­iosa. Bex­i­ga, afecções da bex­i­ga. Fer­vu­ra. Cólera. Cóli­cas. Cóli­cas. Cóli­cas. Drop­sia. Dis­en­te­ria. Erisipela. Febre inter­mi­tente. Icterí­cia. Saram­po. Urticária. Nevral­gia. Reuma­tismo. Ciáti­ca. Escor­b­u­to. Vómi­tos. Boce­jos.

    Mente:

    Depressão do espíri­to. — Propen­são irre­sistív­el para se afas­tar de casa.

    Gar­gan­ta:

    Sen­sação como se as nar­i­nas pos­te­ri­ores e a parte supe­ri­or do esófa­go estivessem dilatadas.

    Estô­ma­go:

    Náuse­as; vómi­tos de uma sub­stân­cia aqu­osa ou de matéria esverdea­da e bil­iosa, com grande fraque­za.

    Abdó­men:

    Dores cor­tantes e lanci­nantes nos intesti­nos.

    Fezes e anús:

    Fezes líquidas abun­dantes. — Descar­gas intesti­nais de água espumosa; sain­do com um corte. — Diar­reia com esgui­chos. — Cor­ri­men­to verde-oli­va opa­co. — Hemor­ra­gia de tumores hemor­roidais.

    Mem­bros infe­ri­ores:

    Dores agu­das, mas tam­bém dores sur­das, no tra­je­to do ner­vo ciáti­co esquer­do até ao peito do pé e aos dedos dos pés.

    Sono:

    O olhar inces­sante.

    Febre:

    Arrepio, com aber­tu­ra con­tínua, como se estivesse a aprox­i­mar-se um ataque de febre inter­mi­tente. — Antes do arrepio, lacrime­ja­men­to. — Durante o queixo, dor na cabeça e nos mem­bros. — Febre, com dores dilac­er­antes vio­len­tas em toda a cabeça; aumen­to das dores nos intesti­nos e nas extrem­i­dades; dores que atingem as pon­tas dos dedos das mãos e dos pés, e depois voltam a atin­gir o cor­po. — A tran­spi­ração alivia todos os sin­tomas. — Se a febre inter­mi­tente for suprim­i­da, surgem urticárias por todo o cor­po.


tradutor
error: Content is protected !!