Equisetum hyemale
Apresenta falta de autoconfiança e comportamentos ditatoriais, dominadores e inquietos, com tendência a fazer sons durante as refeições. A nível físico, os sintomas urinários incluem enurese noturna, cistite, gota e hematúria. Sente dor nos rins, especialmente no lado direito, com um desejo constante de urinar que não alivia após a micção. Além disso, observa-se retenção de urina e disúria, especialmente em mulheres durante a gravidez.
No plano mental, o paciente é irritável e facilmente fatigável, mostrando também sinais de prostração e relaxamento muscular. As cefaleias são severas, com dor intensa na parte superior dos olhos e sensação de constrição na testa. Os olhos experienciam dor intensa na órbita direita, enquanto a face apresenta calor sem vermelhidão e a garganta está aguda.
A fome é excessiva e o paciente sente distensão abdominal, com dores surdas nos lados inferiores do abdómen. A vontade de defecar é frequente e não urgente, enquanto as fezes apresentam flatulência e ardor no ânus. Além disso, a dor na bexiga é descrita como uma sensação de distensão, com dor forte que não melhora após urinar.
Relativamente aos órgãos sexuais masculinos, há erecções violentas e dor nos testículos, sendo que no peito há dor aguda sobre o mamilo. As costas revelam dores que aliviam ao deitar, e a dor é sentida nas articulações das pernas, especialmente nos joelhos e ancas.
O sono é perturbado por sonhos cansativos e o paciente apresenta febre com arrepios que começam na parte inferior e sobem pelas costas, refletindo um estado geral de desconforto.
O tema é caracterizada por regras rígidas e antiquadas, sem calor humano, embora não sejam violentos. O pai é dominador e teimoso, impondo a sua vontade como lei, o que torna os conflitos indesejáveis. A harmonia familiar deve ser mantida a todo custo, seguindo essas regras. O desejo de liberdade e de vivências pessoais é evidente, manifestando-se na vontade de viajar, comprar, cozinhar, dançar e rir.