• Erythrinus — Peixe

    Ery­thri­nus — Peixe

    Ani­mal. Peixe per­ten­cente à família Ery­thrinidae, da Améri­ca do Sul. É um peixe de água doce, uma espé­cie de Traíra. Vive em ria­chos e zonas pan­tanosas onde pode sobre­viv­er em água com baixos níveis de oxigênio, dev­i­do a algu­ma alter­ação anatômi­ca de sua bex­i­ga natatória que serve como um apêndice res­pi­ratório. Habi­ta o fun­do bem como a super­fí­cie entre a veg­e­tação flu­tu­ante. Ali­men­ta-se de pequenos peix­es e inse­tos.

    “Dr. Bur­nett é a autori­dade para este medica­men­to. Ele baseia a sua uti­liza­ção em vir­tude de seus efeitos sobre alguns mar­in­heiros que com­er­am o peixe. Eles apare­ce­r­am com uma pecu­liar erupção ver­mel­ha que se tornou crôni­ca, e que os médi­cos tomaram por uma for­ma de sífil­is” (J.H.Clarke).

    Prepara-se o remé­dio com a tin­tu­ra do ani­mal.

    Clin­i­ca:

    Pitiríase rubra. Sífil­is.

    Car­ac­terís­ti­cas:

    O Dr. Bur­nett é a autori­dade para este medica­men­to. Ele baseia a sua uti­liza­ção num rela­to dos seus efeitos em alguns mar­in­heiros que com­er­am o peixe. Estes apare­ce­r­am com uma erupção cutânea ver­mel­ha pecu­liar que se tornou cróni­ca e que os médi­cos tomaram por uma for­ma de sífil­is. O Dr. Bur­nett curou com ele um caso de pitiríase rubra que apare­cia numa grande man­cha no peito, e ben­efi­ciou out­ros casos. Acred­i­ta que esta for­ma de afeção cutânea é uma man­i­fes­tação de sífil­is na segun­da ger­ação, uma vez que o pai do doente que curou tin­ha tido sífil­is.


tradutor
error: Content is protected !!