EUPHRASIA OFFICINALIS (Euphr.)
Têm prazer em ajudar os familiares a resolver problemas, movida tanto pelo altruísmo quanto pelo medo de que o mundo descubra a sua falta de apoio. Embora sinta que deve ajudar, frequentemente não tem tempo para isso e considera a ajuda uma obrigação, temendo ser responsabilizada caso não o faça. Mesmo lidando com familiares que são ditatoriais, reclamam ou não agradecem, sente-se compelido a cuidar deles. Observa-se também que crianças tendem a colocar o dedo na boca e gostam de brincar com água. No aspecto geral, esta situação está associada a afecções catarrais mucosas, especialmente da conjuntiva, com sintomas oculares particulares.
PROBLEMAS NOS OLHOS COM LACRIMAÇÃO ÁCIDA
MENTAL:
CONFUSÃO MELHORA AO LAVAR A FACE. Tendência para se sentar. Triste, depressão geral, choro quando esta deitado à noite. Enterrado e perdido em pensamentos.
FÍSICO:
Febre dos fenos afeta principalmente os olhos. INFLAMAÇÃO DA CONJUNTIVA. OLHOS VERMELHOS, COM ARDOR, LACRIMANDO.
Lacrimação ÁCIDA e corisa suave ao anoitecer, deitado AO AR LIVRE.
Lacrimação ao vento, no ar frio, ao ar livre. Fotofobia, com tendência constante para piscar os olhos. Ardor e inchaço das pálpebras. Pequenas bolhas, vesículas na córnea. Dor de cabeça catarral com descarga profusa dos olhos e do nariz. Inflamação catarral dos olhos devido ao frio. Peso da cabeça, tontura é pior quando deitado melhora ao ar livre, melhora com aplicações frias.
Tosse de dia e deitado, na cama à noite. Tosse com grande lacrimação.
Cócegas nas vias aéreas deitada melhora. Dor nos olhos que alternam com dor no abdómen. Menstruação dolorosa, escassa, o fluxo só dura uma hora.
MODALIDADES:
AGR.: ao anoitecer, ao dormir, ao sol, à noite.
MELH.: ao lavar a região afetada.
O tema é amigável e criativa, gostando de viajar e descobrir coisas novas. No entanto, sente-se obrigada a cuidar de pessoas que não são amigáveis e que considera parasitas. Ela culpa-se por não apoiar aqueles que são deficientes ou rejeitados, levando‑a a acreditar que se aproveitaram dela. Ao mesmo tempo, sente que pode agir da mesma forma, tirando proveito “amigavelmente” de amigos que têm mais, considerando-os aproveitadores sociais.