• Ginseng

    Gin­seng quin­que­foli­um

    Abor­da a luta de um jovem que dese­ja ascen­der ao poder, com­petindo com um anti­go líder que procu­ra man­ter sua posição, força e prestí­gio. O jovem, impul­sion­a­do por uma forte vital­i­dade e hiper­a­tivi­dade, anseia por ser recon­heci­do e não supor­ta a ideia de não ter real­iza­do algo notáv­el. Ele bus­ca autono­mia, evi­tan­do tare­fas que o dominem.

    Fisi­ca­mente, apre­sen­ta uma série de sin­tomas que incluem apen­dicite, dor de cabeça, lum­ba­go, reuma­tismo e ciáti­ca, jun­to a um humor geral­mente cal­mo, emb­o­ra com ansiedade sobre o futuro. Na cabeça, sente ver­ti­gens, con­fusão, e dor, espe­cial­mente no lado dire­ito, com sen­sações de peso e pressão. Nos olhos, sente descon­for­to e difi­cul­dade em abrir as pálpe­bras, com visão indis­tin­ta. A face exibe alternân­cia de ver­mel­hidão e palidez, acom­pan­ha­da por lábios sec­os e dolorosos.

    Na boca, a lín­gua apre­sen­ta alter­ações, e há grande secu­ra que tor­na a deg­lu­tição difí­cil. No estô­ma­go, o paciente rela­ta apetite insól­i­to, náuse­as e dor, enquan­to o abdó­men sofre com cóli­cas e dor na região infe­ri­or, espe­cial­mente do lado dire­ito. Os órgãos urinários apre­sen­tam espas­mos e pruri­do, enquan­to os sex­u­ais mas­culi­nos mostram exci­tação inten­sa e erecções dolorosas.

    Os sin­tomas res­pi­ratórios incluem tosse seca e dor no peito, com difi­cul­dades res­pi­ratórias e opressão. A dor no coração é sev­era, com bati­men­tos irreg­u­lares. O pescoço e as costas sen­tem rigidez e pressão, enquan­to os mem­bros mostram las­sidão dolorosa e difi­cul­dade de movi­men­to, com dor nas artic­u­lações.

    O paciente apre­sen­ta uma tendên­cia à man­i­fes­tação de sin­tomas no lado dire­ito do cor­po e rela­ta uma grande sen­si­bil­i­dade ao frio, acom­pan­ha­da por sonolên­cia, son­hos vívi­dos e difi­cul­dade para acor­dar. Durante episó­dios febris, sente frio inten­so, tremores e alter­ações na tem­per­atu­ra cor­po­ral, que são alivi­a­dos por estí­mu­los como vin­ho. A condição ger­al é mar­ca­da por um mal-estar con­tín­uo, sen­sação de fraque­za e neces­si­dade de des­can­so fre­quente.


    O tema é ambição de um jovem que bus­ca ser recon­heci­do como o mel­hor, moti­va­do por uma inten­sa com­pet­i­tivi­dade. Emb­o­ra even­tual­mente alcance seu obje­ti­vo, o cansaço se tor­na evi­dente. Ele resiste à dom­i­nação de fig­uras autoritárias, como o côn­juge e os pais, dese­jan­do estar no con­t­role e assumir uma posição de adul­tice, sim­i­lar àquela dos seus prog­en­i­tores. O tema da mudança de poder é cen­tral, sim­bolizan­do a tran­sição do jovem que toma o lugar do mais vel­ho, exigin­do uma apren­diza­gem ráp­i­da para assumir essa nova respon­s­abil­i­dade. Além dis­so, abor­da a per­da ou sep­a­ração da sua alma gêmea e a dor de cuidar de uma cri­ança em esta­do ter­mi­nal, que traz à tona a frag­ili­dade da inocên­cia e a car­ga emo­cional da situ­ação.


tradutor
error: Content is protected !!