• HELLEBORUS NIGER

    HELLEBORUS NIGER (Hell.)

    Este per­fil é mar­ca­do por um inten­so medo de rejeição e de perder a família, sentin­do que a segu­rança famil­iar está ameaça­da, mas sentin­do-se impo­tente para agir. A pes­soa teme que, ao relatar o que teste­munhou, causará a destru­ição da sua família. Uma meni­na que foi abu­sa­da vive com a ansiedade de que, se con­tar, será aban­don­a­da pelos pais; uma mul­her traí­da luta com a descon­fi­ança em relação à sua per­cepção da real­i­dade, supri­m­in­do exper­iên­cias desagradáveis. Este esta­do de con­fusão men­tal pode man­i­fes­tar-se em estu­pe­fação, com movi­men­tos automáti­cos, espe­cial­mente após um Aci­dente Vas­cu­lar Cere­bral (AVC) ou um par­to, levando‑a a viv­er num mun­do próprio. Men­tal­mente, a pes­soa apre­sen­ta sin­tomas de estu­por, onde, ape­sar de a visão estar intac­ta, não con­segue ver as coisas com clareza, resul­tan­do em indifer­ença, apa­tia e lentidão int­elec­tu­al. Par­tic­u­lar­mente, podem ocor­rer fraque­za mus­cu­lar e hidro­ce­falia, refletindo a pro­fun­di­dade do seu sofri­men­to emo­cional e físi­co.

    DESESPERO, AGONIA, ANSIEDADE COM ROLAR DA CABEÇA

    MENTAL:

    OBTUSIDADE, ESTUPEFACÇÃO (DEPRESSÃO SENSORIAL) nada é vis­to ou ouvi­do dis­tin­ta­mente. ABSORVIDO EM PENSAMENTOS. Responde lenta­mente, reflete muito antes de respon­der. Fraque­za da memória. Esquece o que acabou de ler, de diz­er, de ouvir ou de faz­er. Inde­cisão. Ele está DESESPERADO e em GRANDE ANSIEDADE e procu­ra aju­da. Res­pi­rar mel­ho­ra a ansiedade.

    FÍSICO:

    Prob­le­mas após a menin­gite, ence­falite, con­cussão, apoplex­ia, sus­to, des­gos­to, erupções suprim­i­das. Menin­gite, ence­falite com estu­pe­fação.

    ROLA A CABEÇA DE UM LADO PARA O OUTRO, movi­men­to de masti­gar do max­i­lar, con­stante movi­men­to dos lábios sem falar, enter­ra a cabeça na almo­fa­da, expressão VAZIA, gri­to do cére­bro (“gri­to da ence­falite”). Uri­na é ver­mel­ho escuro, quase negra, escas­sa, sed­i­men­to tipo café em pó.

    Fezes sem cor, trans­par­entes, muco per­sis­tente. O calafrio começa nos braços. Calafrio inter­no em espe­cial deita­do. Sobrancel­has enrugadas.

    MODALIDADES:

    AGR.: Com ar frio, ao anoite­cer.


    Este tema é car­ac­ter­i­za-se pela procu­ra con­stante de ori­en­tação, pro­teção e con­for­to, espe­cial­mente por parte de fig­uras de autori­dade, como os pais. Existe uma difer­ença sig­ni­fica­ti­va entre a for­ma como esta neces­si­dade se man­i­fes­ta em cri­anças e em adul­tos. Emb­o­ra dese­jem ser vis­tos como fortes, estas pes­soas são facil­mente abal­adas por críti­cas, o que rev­ela uma vul­ner­a­bil­i­dade emo­cional sub­ja­cente.

    Ten­dem a reprim­ir as suas emoções para cumprir regras e expec­ta­ti­vas soci­ais, mas, even­tual­mente, esta con­tenção leva a explosões emo­cionais, muitas vezes acom­pan­hadas de com­por­ta­men­tos des­ti­na­dos a atrair atenção. Há uma forte tendên­cia para se ape­garem às pes­soas que percebem como capazes de lhes fornecer segu­rança e apoio, espe­cial­mente os pais, resul­tan­do numa dependên­cia emo­cional sig­ni­fica­ti­va.


tradutor
error: Content is protected !!