Iberis amara
Sentem que não consegue atingir o seu potencial nos estudos, nas artes e na ciência, e quando reprova na escola, amigos deixam de falar com ela, levando‑a a um sentimento de fracasso e à perda da fé por parte da família e dos amigos. O seu estado é agravado por um excesso de trabalho, filhos doentes, um marido dominador e um chefe zangado, resultando em sintomas cardíacos, asma, bronquite, hidropisia e gripe.
A sua mente está triste, desanimada e oprimida, com uma vontade constante de suspirar. Sente-se muito irritável, com falta de memória, e nervosa ao acordar. Acorda com um pavor indefinido e tremores, tendo ainda uma sensação excitada e assustada, acompanhada de suor frio no rosto.
Fisicamente, apresenta vertigens com dor maçante e frio, especialmente ao levantar-se pela manhã, e sente-se fraca ao fazer esforços. A dor na cabeça é acompanhada por calor e plenitude, o que provoca rubor facial e pés e mãos frios. Seus olhos estão vermelhos, sentindo como se algo os estivesse forçando para fora, acompanhados de flashes diante dos olhos, dor de cabeça e palpitações.
No que diz respeito à garganta, sente como se estivesse cheia de poeira e com a sensação de engasgo, apresentando constante aglutinação de muco espesso após as refeições. A sua alimentação é marcada por perda de apetite e indigestão, com arrotos azedos e náuseas após comer. No abdómen, sente plenitude e opressão, com dor na região do fígado e fezes cor de barro.
Os órgãos urinários apresentam micção frequente e escassa. Nos órgãos respiratórios, há cócegas e secura na laringe, acompanhadas de dispneia e palpitações ao subir escadas. No peito, sente dor sob o esterno e uma sensação contínua de peso e ansiedade.
O coração apresenta aumento da frequência, palpitações, e dores intensas que se estendem para o braço esquerdo, sendo a dor constante e incômoda, sem alívio em qualquer posição. Sente ainda formigamento e dormência nos membros superiores, especialmente na mão esquerda, e tremores nas pernas após exercício.
Em geral, a pessoa se sente incapaz de mover até mesmo um dedo e experimenta dores por todo o corpo, como se tivesse um resfriado. As noites são inquietas, repletas de sonhos perturbadores e calor, acompanhados de febre. Sente frieza com náuseas e apresenta sintomas febris de passagem rápida.
O tema é tenta ser especial e alcançar uma posição elevada, inicialmente suportando as dificuldades com ânimo. Porém, acaba por desistir ao perceber que o objetivo é inalcançável, levando a amargura e cinismo, como se carregasse uma cruz pesada. As dores antigas bloqueiam o fluxo natural da vida, e sente-se humilhada e usada. A vida perde cor, tornando-se escura, cinzenta e fria, sem prazer ou diversão. A falta de recursos, tanto de comida quanto de cultura, aprisiona‑a, e a família precisa de cuidados constantes. No casamento, sente-se usada, ferida na sua sexualidade, sem amor verdadeiro, e acredita que não é suficientemente boa. Deseja fugir, buscando liberdade fora de casa. Tem um histórico de pais negligentes e sofre de distensão abdominal.