IDIUM METALLICUM (lod.)
A palavra para lodium é hiperatividade. O corpo está a arder literal e metaforicamente. Queima a sua energia rapidamente. Estes pacientes são bastante inquietos, têm de estar em constante movimento. Comem mas são magros ou até mesmo emaciados, o corpo queima as calorias tão rapidamente que se sentem sempre com fome. Não conseguem continuar se não comerem. Comer fá-los sentirem-se melhor. É um dos remédios mais quentes; arde. Esta hiperatividade também se verifica a nível mental. A mente é tão ativa a ponto de se tornar obsessiva e compulsiva.
INQUIETO e PIORA COM O CALOR
MENTAL:
HIPERACTIVIDADE A TODOS OS NÍVEIS. AGITAÇÃO, não consegue estar sentado. Tem de se mexer constantemente. Apressado. Ansiedade durante o trabalho. Sentem que se esqueceram de alguma coisa. Sai e deixa as compras. NEUROSE COMPULSIVA. Verifica duas vezes. Comportamento ritualístico. Melhora com o esforço físico. Ansiedade quando está com fome.
FÍSICO:
HIPERTIROIDISMO. Protrusão dos olhos (exoftalmia). Bócio doloroso, exoftálmico. EMAGRECIMENTO. Come imenso mas ainda perde peso. Apetite voraz com emagrecimento ou marasmo. Apetite voraz pouco depois de ter comido. Inchaço duro, endurecimento das glândulas. Atrofia dos testículos — ovários e mamas. Fraqueza no coração, da transpiração, da fome, ao subir. Palpitação violenta com esforço.
MODALIDADES:
AGR.: CALOR, ao ficar quente.
MELH.: QUANTO COME OU DEPOIS DE COMER, movimento, frio, ao ar livre, esforço.
m@