IGNATIA AMARA (Ign.)
A ideia central de Ignatia são as queixas devido ao sofrimento. O sofrimento, especialmente relacionado com as relações românticas, origina, normalmente, os característicos suspiros e uma opressão no peito. Os indivíduos sentem-se desiludidos, querem estar sozinhos e têm aversão ao consolo. Registam oscilações de humor. Podem desenvolver sintomas e um comportamento histérico. A aversão a frutas é um sintoma confirmatório do estado.
DESGOSTO SILENCIOSO, SUSPIRA, SINTOMAS HISTÉRICOS
MENTAL:
Grandes expectativas, idealista, sentimental, facilmente dececionado. Idealismo romântico. DECEPÇÃO AMOROSA QUE LEVA AO DESGOSTO SILENCIOSO (divórcio, separação, morte, rejeição). SUSPIRA, OPRESSÃO NO PEITO, NO NA GARGANTA APÓS O DESGOSTO em especial quando tenta exprimir emoções. Aversão a ser consolado. Aversão a companhia.
Pessoas muito sensíveis, HISTÉRICAS excitáveis. Humor variável, errático, inconstante, sintomas paradoxais. Irritável, intolerante à contradição. Irritado quando consolado.
FÍSICO:
PROBLEMAS DEVIDO AO DESGOSTO. Em especial no sistema nervosa provocando cambras, efeitos espasmódicos, coreia convulsões. Dor de estômago, problemas menstruais. Sintomas paradoxais por ex: dor de picada na garganta quando não engole, tosse agravada pela tosse. Não suporta o fumo do tabaco. Morde a bochecha quando fala ou mastiga. Dor de picada no reto que se estende para cima.
MODALIDADES:
AGR.: doces, tabaco.
O tema ambiciona ser vista como especial, esforçando-se para evitar o fracasso a qualquer custo. Quando confrontada com fracassos, sente humilhação e busca consolo, muitas vezes através de trabalho excessivo. Vive com o medo de ser perseguida pelas suas opiniões ou profissão, e carrega um sentimento de culpa após perdas familiares, refletindo no que poderia ter feito. O choque de uma traição no final de um relacionamento, ou a falha em um projeto, intensificam esse sentimento de culpa e desilusão.