Inachis io (Borboleta pavão)
No aspecto mental, é observado um amor por cores vivas, sugerindo uma apreciação pela beleza e pelo divertimento. No entanto, também há uma comunicação rápida do medo e do sentimento de ameaça a todos ao redor. Esta ameaça é frequentemente respondida com raiva e agressão, uma resposta não muito comum nas borboletas. Além disso, há uma empatia na apreciação do divertimento e da beleza, e um desejo particular de conversar em grupo, embora a conversa possa ser confusa, como se todos estivessem falando ao mesmo tempo. O indivíduo também pode ter um amor por se vestir com cores brilhantes e particularmente por usar máscaras, o que sugere uma tendência para a ocultação da identidade, especialmente do rosto.
No plano sensorial, observa-se uma súbita sensação de ameaça, como um perigo iminente, que pode estar relacionada com uma sensação de inquietação e a sensação de estar sendo vigiado. O indivíduo pode sentir que está sob vigilância e não tem certeza de onde realmente estão os olhos que o observam.
TEMÁTICA
O tema das borboletas, são usados também em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A transformação de gênero é uma característica observada, com o cross dressing e o transexualismo podendo ser importantes. A preocupação com a aparência, o uso de roupas brilhantes, joias e maquilhagem são frequentemente pronunciados. Frequentemente, expressam vergonha, leveza, inquietação, irritabilidade e ansiedade.
Os sintomas físicos que podem enfrentar incluem problemas digestivos, como evacuações urgentes e incompletas, queimação na língua e na boca, inchaço das glândulas no pescoço, irritação na garganta e ardor ao urinar.
O conceito associado aos insetos traduz uma natureza marcada pela organização e pela dedicação à sobrevivência, revelando uma abordagem hiperativa e uma incessante busca por mudanças e ritmo acelerado.
Estes indivíduos demonstram tendências agressivas e impulsivas, muitas vezes ligadas a medos profundos, como o de morrer ou ser sufocados, e mostram comportamentos destrutivos acompanhados de uma predileção por cores intensas. Eles vivenciam um medo acentuado de perder cabelo, uma intensa necessidade de reconhecimento profissional e a sensação de serem explorados pelos outros.
Observa-se uma dualidade significativa na forma como encaram a vida, com confusão em relação à identidade sexual, promiscuidade e sonhos sexuais frequentes. Sua necessidade contraditória de estar tanto em companhia quanto sozinho vem acompanhada de períodos de preguiça e uma preocupação exagerada com a aparência.