• Iris versicolor

    Iris ver­si­col­or

    Apre­sen­tam uma per­son­al­i­dade jovial, com gos­to por fes­tas e um riso pecu­liar, mas tam­bém man­i­fes­ta desân­i­mo, irri­tação e depressão, acom­pan­hados de dores de cabeça e medo de con­trair doenças, além de difi­cul­dades de con­cen­tração.

    Fisi­ca­mente, há secreções áci­das e amar­gas, sin­tomas gas­troin­testi­nais, e cefaleias fre­quentes que se agravam com ali­men­tos doces. A boca apre­sen­ta queimação inten­sa, e a gar­gan­ta está dolori­da e con­stri­ta, difi­cul­tan­do a deg­lu­tição. O apetite está reduzi­do, com gos­to amar­go e vômi­tos áci­dos.

    No abdó­men, o paciente sente dores cor­tantes e flat­ulên­cia, com fezes aqu­osas e queimação inten­sa no ânus. O sis­tema urinário é afe­ta­do por dores no rim dire­ito e ardor na ure­tra, com uri­na espes­sa e odor desagradáv­el.

    Nos órgãos sex­u­ais, há frieza e coceira, com emis­sões notur­nas; nas mul­heres, há náuse­as e vômi­tos na gravidez, men­stru­ação exces­si­va e dor no umbi­go. As extrem­i­dades sofrem com dores reumáti­cas e ciáti­ca inten­sa.

    A pele man­i­fes­ta erupções pus­tu­losas, como impeti­go e eczema. O paciente tam­bém sofre de insô­nia, acor­dan­do fre­quente­mente com son­hos amorosos. Em resumo, apre­sen­ta grande debil­i­dade físi­ca, cansaço acen­tu­a­do pela man­hã, e sin­tomas reumáti­cos e diges­tivos, agrava­dos pelo frio.


    O tema é entu­si­as­ma­do, enér­gi­co e vivaz, mas des­de cri­ança foi restri­to pelos pais dev­i­do ao seu com­por­ta­men­to impul­si­vo e sel­vagem. Na puber­dade, essa impul­sivi­dade inten­si­fi­ca-se, com um dese­jo forte de se apaixonar, diver­tir, e envolver-se com sexo, álcool e dro­gas. A ten­ta­ti­va dos pais de o pro­te­ger, proibindo essas exper­iên­cias, aca­ba por pio­rar a situ­ação, levan­do a com­por­ta­men­tos prob­lemáti­cos, como gravidez pre­coce.

    Na vida adul­ta, dese­ja um par­ceiro, fil­hos e ami­gos, mas sente-se lim­i­ta­do pelos ciúmes do côn­juge, o que o faz acabar fre­quente­mente soz­in­ho e dece­ciona­do.


tradutor
error: Content is protected !!