KALI CARBONICUM (Kali‑c.)
Aversão ao toque e hipersensibilidade a ruídos, voz e sobressaltos. Apresentam muitos medos e um forte desejo de companhia. Fisicamente, pode manifestar-se com edema palpebral no rosto, lombalgia rígida nas costas, e queixas no trato respiratório, gastrointestinal e sistema reprodutivo feminino. Sensações de desconforto e reações sensíveis no estômago são comuns.
SÉRIO, RÍGIDO, FIEL AO DEVER
MENTAL:
RÍGIDO, INFLEXÍVEL, FIEL AO DEVER. Aversão a ser tocado. Assusta-se, amedronta-se facilmente quando tocado. Medo de doença iminente. De estar só. Irritado, grita por ninharias.
FISICO:
RESPIRAÇÃO DIFÍCIL / ÁSMA, TOSSE. INCHAÇO TIPO BOLSA À VOLTA, DEBAIXO E EM ESPECIAL POR CIMA DOS OLHOS. INSONIA após a meia-noite. Acorda às 2 ou 3 h da manhã e fica acordado. O sono e leve e não revigorante, pensa que não dormiu nada. Piora após o coito. Olhos fracos após o coito. Dor nas costas e ciática que pioram ao virar-se na cama, e isso é quase impossível. Dor nas costas que se estendem aos músculos glúteos e coxas ou ancas, antes, durante ou após a menstruação, durante o parto, ou ao caminhar. Dor nas costas que o tira da cama, tem de se levantar e caminhar. Tem de se sentar curvado, tem de caminhar curvado. Fraqueza geral após o coito, após ejaculações, esforço mental.
MODALIDADES:
AGR.: 02:00–04:00h, FRIO (ar, ao ficar), correntes de ar, clima seco e frio, ejaculações, ao toque, ao beber bebidas frias em clima quente ou quando aquecido.
MELH.: quente (cama, aquecimento, tomar banho, aplicações).
O tema é indicado para indivíduos de princípios fortes, com um grande senso de dever e responsabilidade, sendo sérios e voltados para a família. São rígidos, dogmáticos e moralistas, mantendo-se reservados e esforçando-se para controlar as emoções. Têm uma sensibilidade especial para o inesperado e para cócegas, além de sentirem os seus medos manifestarem-se no estômago. Apesar de serem fechados, não são melancólicos, mantendo uma atitude otimista.