KALMIA LATIFOLIA (Kalm.)
Trabalhador, com dificuldades em lidar com chefes e aversão à autoridade. Apoia o marido alcoólatra. Em termos gerais, apresenta dor nevrálgica e artralgia decorrente de sequelas cardíacas. Os sintomas particulares estão relacionados a problemas cardíacos e articulares.
PROBLEMAS DE REUMÁTICO EM ESPECIAL DO CORAÇÃO
MENTAL:
Excitação de manhã. Pensamentos rápidos e velozes. Ansiedade acerca do futuro. Medo do mal. Fraqueza da memória. Aversão a que lhe falem.
FISICO:
Remédio de reumático ACÇÃO PROEMINENTE NO CORAÇÃO. Coração gotoso. Degeneração adiposa do coração. Endocardite reumática. Afeção do coração após reumatismo. Dor no coração alternando com reumatismo. Dor de picada no coração que se estende à mão esquerda, à omoplata esquerda. Ansiedade paroxística na região do coração. Hipertrofia do coração. Palpitação menos curvado para a frente. Respiração presa durante as dores. Inflamação reumática da íris, inflamação da retina, da córnea, da esclerótica. Dor nos olhos em movimento, ao voltar-se para os lados. Rigidez dos globos oculares e músculos à volta do olho. A dor nos olhos aumenta até ao meio-dia e para ao anoitecer, do nascer do sol até ao pôr do sol. Dor na boca do estômago menos ao dobrar-se para a frente pior sentado ereto. Dor facial muitas vezes com dormência em especial do lado direito menos após supressão de erupção, exposição ao frio. Vem e vai com o sol. Dores errantes. Dores nas extremidades e cabeça que se estendem para baixo com dormência. Artrite aguda, repentina, grave menos à noite, em movimento. Dor na língua quando fala.
MODALIDADES:
AGR.: exposição ao sol, ao subir, em movimento, frio, esforço.
MELH.: deitado de costas.
O tema é sente a responsabilidade de sustentar e proteger a família, mas sente-se incapaz, especialmente perante a doença e a pobreza. Carrega culpa pelos problemas familiares, pelo divórcio dos pais e por pensamentos na infância sobre a morte de um familiar que se concretizaram, sentindo-se um pecador. Tem uma sensação de responsabilidade pelo mundo, com aversão à pobreza e às doenças.