•  Lachesis muta

     Lach­esis muta — Cobra

     

    Na esfera men­tal, alguns pacientes podem exper­i­men­tar uma sen­sação de con­t­role sobre-humano, acom­pan­ha­da de insen­si­bil­i­dade e uma memória fra­ca. Podem ter uma com­preen­são ráp­i­da das coisas, com exci­tação men­tal e per­cepções quase proféti­cas, alter­nan­do entre momen­tos de delírios e êxtase. Podem tam­bém apre­sen­tar mania, com grande loquaci­dade e mudanças fre­quentes de assun­to.

    Fisi­ca­mente, podem sur­gir uma var­iedade de sen­sações e sin­tomas. Por exem­p­lo, ver­ti­gens podem ocor­rer ao olhar para um mes­mo obje­to ou ao cam­in­har ao ar livre. Dores de cabeça inten­sas podem ser sen­ti­das, muitas vezes acom­pan­hadas de sen­sação de peso ou pressão no topo da cabeça. Inchaço e erupções cutâneas podem ocor­rer em várias partes do cor­po, incluin­do os olhos e o nar­iz. Sen­sações de queimação, formigueiro e dor­mên­cia tam­bém são comuns, espe­cial­mente nos mem­bros.

    No sis­tema diges­ti­vo, podem ocor­rer náuse­as, difi­cul­dades ao engolir e dores abdom­i­nais, muitas vezes alivi­adas por ingestão fre­quente de vina­gre e água. Os sin­tomas podem vari­ar de pes­soa para pes­soa e podem incluir dis­túr­bios no estô­ma­go, intesti­nos e até mes­mo nas gen­gi­vas e dentes.

    Nos órgãos gen­i­tais, podem sur­gir condições como úlceras e infla­mações, cau­san­do descon­for­to e pre­ocu­pação ao paciente. O ciclo men­stru­al tam­bém pode ser afe­ta­do, com sin­tomas como leu­cor­réia abun­dante e men­stru­ação irreg­u­lar.

    Os sin­tomas res­pi­ratórios podem incluir asma, tosse per­sis­tente e difi­cul­dade res­pi­ratória, muitas vezes agrava­dos por mudanças de tem­per­atu­ra ou pela exposição ao sol. A voz pode ficar rou­ca e áspera, e podem ocor­rer episó­dios de sufo­ca­men­to durante o sono.

    A tem­per­atu­ra cor­po­ral tam­bém pode ser afe­ta­da, com episó­dios de calafrios segui­dos por ondas de calor, acom­pan­hados por suores pro­fu­sos e até mes­mo febre inter­mi­tente.

    É impor­tante ressaltar que ess­es são ape­nas alguns dos muitos sin­tomas que podem ser con­sid­er­a­dos na práti­ca home­opáti­ca. Cada paciente é úni­co e, por­tan­to, o trata­men­to home­opáti­co é indi­vid­u­al­iza­do para aten­der às neces­si­dades especí­fi­cas de cada pes­soa, levan­do em con­ta todos os aspec­tos físi­cos, men­tais e emo­cionais do paciente.


    TEMÁTICA

    • O tema das cobras demon­stram uma forte com­pet­i­tivi­dadeciúmes em ger­al, ali­men­tam-se pela sen­sação de infe­ri­or­i­dadedescon­fi­ança em relação aos out­ros. Ten­dem a ocul­tar os seus ver­dadeiros sen­ti­men­tos, sendo enganosos nos seus afe­tos, são cautelosos e dis­sim­u­la­dos ou fin­gi­dos nas inter­ações soci­ais.
    • Um dos medos mais pro­fun­dos é o temor de serem ata­ca­dos e de perderem os seus mem­bros. Têm com­por­ta­men­tos vio­len­tos, cruéis e insen­síveis quan­do se sen­tem ameaça­dos. Por vezes estes ataques de ira são plane­ja­dos e súbitos, nun­ca impul­sivos.
    • Além das questões men­tais, o tema das cobras tam­bém está asso­ci­a­do à espir­i­tu­al­i­dadee à clar­iv­idên­cia, exibindo loquaci­dade e ilusões de estar a voar. Têm sen­si­bil­i­dade no pescoçoe uma relação pecu­liar com a chu­va, que pode des­en­cadear ou agravar os sin­tomas.
    • No con­tex­to físi­co, inclui dis­túr­bios da cir­cu­lação san­guínea, prob­le­mas de pele, obsti­pação, dis­túr­bios hor­mon­ais e dores de cabeça. Exibem um padrão com­por­ta­men­tal especí­fi­co, como falar muito (loquaci­dade), têm prefer­ên­cia por roupas aper­tadas ou não as supor­tam, nor­mal­mente vestem roupas vis­tosas. Há uma lig­ação sim­bóli­ca ao sub­mun­do da espir­i­tu­al­i­dade.

tradutor
error: Content is protected !!