LILIUM TIGRINUM (Lil‑t.)
Vive uma dualidade entre sexualidade e religião. Pode ter sofrido rejeição familiar ou pelos sogros. Mentalmente, alterna entre depressão, desespero, medo de ter uma doença incurável e ansiedade pela salvação da alma, contrastando com momentos de excitação sexual e constante pressa. Fisicamente, apresenta sintomas genitais femininos e uma sensação de peso ou de ter uma pedra no coração.
CONFLITO ENTRE MORALIDADE E SEXUALIDADE
MENTAL:
FORTES SENTIMENTOS RELIGIOSOS E SEXUAIS, que levam ao CONFLITO INTERIOR. Desespero religioso que alterna com excitação sexual.
SUPRESSÃO DO DESEJO SEXUAL (por ex: por se manter ocupada). Irritável, desagradável, mal-humorado. Depressão dos espíritos. Apressado. Nervoso.
Consciencioso, preso ao dever, pessoas dominadoras. Ansioso com a doença. Ansiedade acerca da sua salvação. Medo do mal. Constante tendência para chorar.
FÍSICO:
Acão principal na circulação venosa do coração e órgãos femininos.
Desejo sexual aumentado. Ninfomania. Prolapso do útero. COMO SE TUDO FOSSE PUXADO PARA BAIXO E FOSSE SAIR. Fluxo da menstruação só durante o movimento. Desejo frequente para urinar. Sensação de congestão no peito se a micção for adiada. Sintomas que alternam (dor no útero com dor no coração ou no peito, sintomas mentais que alternam com os físicos, alterna os lados da dor de cabeça). Cambaleante. Não consegue caminhar direito ou mesmo em terreno irregular. Pressão no reto durante a evacuação.
MODALIDADES:
AGR.: excitação sexual, supressão do desejo sexual, calor, pressão, em pé ao anoitecer, sala quente, após a menstruação, após o coito.
MELH.: pela pressão, ao ar livre, pelo movimento.
A temática é sente-se no centro da família, o que lhe traz segurança, mas também muita responsabilidade. Evita falar com os pais, preferindo agir de forma independente e mostrar-se capaz, mesmo que não consiga. Esconde a sua sexualidade para manter as aparências. Fantasia um amor ideal e, quando esse amor termina, sente que o mundo desabou.