Limulus cyclops
Clinica:
Apoplexia. Cólera. Cólera. Diarreia. Febre. Hæmorrhoids. Banhos de mar, efeitos de. Pele, afeção de.
Características:
O Limulus foi provado nas triturações inferiores por Hering, Lippe e outros. Entre os sintomas registados, o mais notável foi um fluxo de sangue para a face, com calor na face e em todo o corpo, recordando um sintoma semelhante de Ast. r. (Aster), outro animal marinho. O remédio não parece ter sido muito usado, e Hering omitiu‑o dos seus Guiding Symptoms. Os únicos sintomas em itálico em Allen são estes: “Frequente afluxo de sangue à face, e plenitude dolorosa de toda a metade direita do corpo, especialmente aqui e ali, e nas extremidades inferiores” (um sintoma de Hering da primeira trituração centesimal); e “calor, ardor e constrição no abdómen” (Blumenthal, um grão da 1ª trituração). Verificaram-se muitos distúrbios gastrointestinais e, num dos provadores, um estado de cólera. Dor de cabeça causada por esforço nas fezes. O rubor da face foi agravado à tarde. Havia dispneia aguda ao beber. Coryza agg. bebendo água fria. Calor no rosto alternado com confusão na cabeça.
Mente:
Mente muito indiferente com constante confusão mental. — A grande relutância em lavar-se e a incapacidade de fazer muita coisa, que tinha experimentado desde o banho de mar, desapareceram completamente durante o dia e deram lugar a uma tranquilidade mental, firmeza, com constância e perseverança na execução de tarefas muito penosas. — (É muito difícil recordar os nomes).
Cabeça:
Confusão de toda a cabeça acompanhada de embotamento e calor do rosto; juntamente com uma sensação de embotamento em todo o corpo, especialmente no abdómen, onde aumenta para uma espécie de ardor à noite. — Fezes seguidas de dor de cabeça. — Pressão na cabeça, melhora depois de escorrer do nariz; — Sensação de calor do lado direito da testa. — Pressão no lado direito da cabeça, profunda internamente, estendendo-se para trás e para a frente várias vezes durante o dia.
Olhos:
Sensação de calor acima dos olhos. — Pressão sobre os olhos no fundo dos ossos. — Dores violentas que se deslocam para trás e para a frente atrás do globo ocular esquerdo. — Lacrimação; do olho direito.
Ouvidos:
Sensação de paragem; borbulhar profundamente no ouvido médio; à noite.
Nariz:
Espirros e coriza fluente durante todo o dia. — Corrimento nasal renovado após um copo de água fria; sensação de calor na face e em todo o corpo como na febre; após algum tempo, formigueiro como na transpiração, apenas com a pele húmida. — O rapé tem um efeito maior do que o habitual à noite.
Face:
Linhas no rosto como numa pessoa moribunda (numa espécie de cólera). — Corrida de sangue para o rosto. — Dor aguda no maxilar superior do lado esquerdo, à noite.
Boca:
Dor roedora frequente nos últimos dentes superiores posteriores, ora à direita, ora à esquerda — Boca viscosa, com pequenas fezes pastosas e insuficientes, de manhã. — Sabor: metálico, da droga, e sensação geral como se ele tivesse tomado remédio; adocicado, vindo de ambos os lados como se fosse dos dentes; terroso, estendendo-se para trás no palato.
Estômago:
Pressão na boca do estômago e calor intenso no rosto. — Náuseas com suor geral. — Náusea mortal; ficou branco e frio como mármore; vómitos e diarreia constantes; linhas do rosto como numa pessoa moribunda.
Abdomen
Emissão profusa de flatulência ruidosa (muito ofensiva). — Dor aqui e ali em todos os locais do abdómen. — Calor e sensação de dor no abdómen. — Calor, ardor e constrição no abdómen. — Dor tipo cãibra. — Sensação como se ele tivesse um ácido dissolvente nos intestinos, e todas as dores pareciam ser causadas por ele; como se uma gangrena no estômago, e depois queimando nos intestinos.
Fezes e anús:
Um inchaço doloroso, grosso como um dedo, e nódulos muito duros, como ervilhas, do lado esquerdo do ânus; foi obrigado a deitar-se com os membros afastados. — Piles à esquerda do ânus, após fezes duras, nodulares e grumosas, evacuadas com pressão, agrava ao andar de carruagem, muito dolorosas à noite ao sair. — Ardor e constrição no ânus. — Um arrefecimento-queimadura em pequenos pontos no ânus. — Duas fezes tipo diarreia, cinzento-esverdeadas, sem dor (primeira manhã). — Fezes muito líquidas no final. — Desejo de defecar depois do jantar; apenas gases, e depois de muita pressão alguns grumos; dor de cabeça causada pelo esforço. — Prisão de ventre; ele sente as fezes nos intestinos muito antes da evacuação, como se fosse incapaz de evacuá-las. — Fezes duras.
Órgãos sexuais masculinos:
Queimadura no lado esquerdo do escroto. — Aumento do desejo e da potência sexual; mas emissão de sémen mais difícil. — Emissão insuficiente durante o coito.
Órgãos respiratórios:
Voz rouca; tem de estar sempre a assobiar, embora a voz permaneça fraca e rouca, com respiração difícil, à noite. — Tosse durante o sono da tarde, acordando‑o repetidamente. — Tosse violenta súbita. — Problemas respiratórios depois de beber água, à tarde e repetidamente depois. — Dispnéia após beber água. — Dificuldade peculiar de respirar na parte inferior do tórax, como se houvesse um impedimento abaixo do diafragma, não conseguindo respirar fundo mesmo quando estendido, como se estivesse demasiado cheio, à tarde, agrava à noite.
Peito:
Opressão do peito, fraqueza e bocejos. — Inchaço sufocante no meio do peito atrás do esterno, tirando o fôlego e, quando violento, tornando-se doloroso, como se fosse o bater de ondas na aorta. — Dores violentas abaixo do esterno, como um corte transitório de cima para baixo, e da direita para a esquerda, agrava ao esticar o braço direito; de manhã; depois ao meio-dia; depois às 2 da tarde.
Costas:
Dor nas costas; na parte inferior das costas e nos lombos, sensação de contusão ao dobrar as costas.
Membros:
Fraqueza nos membros. — Sensação de cãibras nos membros.
Membros superiores:
Dor violenta no metacarpo esquerdo; depois arrepios e frio com dor de cabeça acima dos olhos; novamente nas mãos.
Membros inferiores:
Sensação dolorosa de plenitude nos membros inferiores. — Dor na articulação da anca direita, posteriormente, como se estivesse deslocada, agravada por certos movimentos. — Dor violenta e contundente em ambas as articulações da anca, agrava à esquerda — O calcanhar direito sente-se entorpecido quando se está de pé sobre ele. — Dor notavelmente dolorosa em ambos os calcanhares, ao andar e pisar.
Generalidades:
Relaxamento da mente e do corpo. — Grande fraqueza súbita. — Calor do dia ao meio-dia intolerável. — Inclinação para se esticar. — Sensação peculiar como se estivesse envenenado. — Corrente frequente de sangue para o rosto e plenitude dolorosa de toda a metade direita do corpo, especialmente aqui e ali e nos membros inferiores.
Pele:
Pontos de comichão ardente aqui e ali imediatamente. — Pequenos pontos de comichão ardente no rosto. — Pequenas manchas acastanhadas nas costas de ambas as mãos, como se fossem formar verrugas. — Comichão e erupções como pequenas feridas no ombro esquerdo e na cavidade de ambos os joelhos, que duram mais de uma semana, agrava o lado direito. — Erupções nas mãos, pequenas vesículas com comichão, especialmente nas costas dos dedos.
Sono:
Muitos bocejos com fraqueza à noite. — Sono e sonolência durante todo o dia. — Sono noturno mau.
Febre:
Frio e branco como mármore, na cólera. — Sensação de calor no rosto e em todo o corpo. — A reflexão provoca calor no rosto à noite. — Ardor nas palmas das mãos. — Suor geral com náuseas.