• LYCOPODIUM CLAVATUM

    LYCOPODIUM CLAVATUM (Lyc.)

    Cri­ança que vive soz­in­ha e ten­ta sobre­viv­er entre adul­tos, sendo tími­da com os mais fortes, mas agres­si­va com os mais fra­cos. Exibe com­por­ta­men­tos raivosos e dom­i­nadores com pais per­mis­sivos, mas tem boa con­du­ta na esco­la. A pressão por con­quis­tas gera ansiedade, fal­ta de con­fi­ança e ambição.

    Men­tal­mente, é com­pet­i­ti­va, irritáv­el ao acor­dar e covarde em novas situ­ações, mas dese­ja apren­der. Pref­ere doces e ali­men­tos quentes, resul­tan­do em desnu­trição por má digestão. É calorenta e pref­ere roupas soltas.

    A ideia cen­tral de Lycopodi­um está rela­ciona­da à dilatação e inchaço. O paciente é tími­do e autoritário com os infe­ri­ores, apre­sen­tan­do queixas gas­troin­testi­nais e dis­ten­são abdom­i­nal, afe­tan­do a nutrição e diver­sos órgãos.

    INCHACO A NIVEL MENTAL E FÍSICO

    MENTAL:

    DITATORIAL, MAS AO MESMO TEMPO COBARDE E TÍMIDO. Prob­le­mas dev­i­do ao egoís­mo, intol­er­ante a con­tradição, rai­va. FANFARRÃO, arro­gante. GOSTA DE DAR NAS VISTAS, mas por den­tro sente-se inse­guro. BAIXA AUTO-CONFIANCA. COBARDIA. Medo da respon­s­abil­i­dade, de assumir qual­quer coisa. A ideia do casa­men­to parece insu­portáv­el. Timidez ao abor­recer-se em pub­li­co não acred­i­tam neles próprios, temem a opinião dos out­ros é essa a razão por que choram quan­do lhes agrade­cem. MEDO das pes­soas, do escuro, de fan­tas­mas, de estar só em casa, de túneis. Medo da sua posição na sociedade, memo­ria fra­ca para nomes, palavras, para o que esta, comete erros ao escr­ev­er tro­ca letras, omite palavras ou letras, bar­al­ha letras ao falar, ao cal­cu­lar e ao sole­trar.

    FÍSICO:

    Afeções do fíga­do. Remé­dio de lat­er­al­i­dade dire­i­ta. Os prob­le­mas vão do lado dire­ito para o esquer­do. DISTENSÃO DO ABDÓMEN. FLATOS, ERUCTAÇÕES, apos com­er, apos evac­uar. Apetite voraz pouco depois de ter comi­do. Aumen­to do apetite com dor de estô­ma­go, gas­tral­gia, com diar­reia, com fraque­za, com dor de cabeça. SONO NÃO REVIGORANTE. Impotên­cia.

    Ejac­u­lação muito ráp­i­da ou fal­ha durante o coito. Um pé quente, o out­ro frio

    Os cal­can­hares gre­ta­dos. Movi­men­to das per­nas tipo leque espe­cial­mente durante uma doença agu­da. Dorme sobre o lado dire­ito, difi­cul­dade em dormir sobre o lado esquer­do.

    MODALIDADES:

    AGR.: após com­er, frio, comi­da fria, mudança de tem­per­atu­ra do frio para o quente, ostras, cebo­las, cou­ves.

    MELH.: após a meia-noite, afrouxan­do a roupa, cama quente, movi­men­to, doces.


    O tema é abor­da o con­fli­to entre a neces­si­dade de sobre­viv­er sendo fiel a si mes­mo e a bus­ca por um lugar na comu­nidade. Ref­ere-se à tran­sição da infân­cia para a idade adul­ta, um perío­do em que o indi­ví­duo deve moldar-se para se tornar parte da sociedade.


tradutor
error: Content is protected !!