LYCOPODIUM CLAVATUM (Lyc.)
Criança que vive sozinha e tenta sobreviver entre adultos, sendo tímida com os mais fortes, mas agressiva com os mais fracos. Exibe comportamentos raivosos e dominadores com pais permissivos, mas tem boa conduta na escola. A pressão por conquistas gera ansiedade, falta de confiança e ambição.
Mentalmente, é competitiva, irritável ao acordar e covarde em novas situações, mas deseja aprender. Prefere doces e alimentos quentes, resultando em desnutrição por má digestão. É calorenta e prefere roupas soltas.
A ideia central de Lycopodium está relacionada à dilatação e inchaço. O paciente é tímido e autoritário com os inferiores, apresentando queixas gastrointestinais e distensão abdominal, afetando a nutrição e diversos órgãos.
INCHACO A NIVEL MENTAL E FÍSICO
MENTAL:
DITATORIAL, MAS AO MESMO TEMPO COBARDE E TÍMIDO. Problemas devido ao egoísmo, intolerante a contradição, raiva. FANFARRÃO, arrogante. GOSTA DE DAR NAS VISTAS, mas por dentro sente-se inseguro. BAIXA AUTO-CONFIANCA. COBARDIA. Medo da responsabilidade, de assumir qualquer coisa. A ideia do casamento parece insuportável. Timidez ao aborrecer-se em publico não acreditam neles próprios, temem a opinião dos outros é essa a razão por que choram quando lhes agradecem. MEDO das pessoas, do escuro, de fantasmas, de estar só em casa, de túneis. Medo da sua posição na sociedade, memoria fraca para nomes, palavras, para o que esta, comete erros ao escrever troca letras, omite palavras ou letras, baralha letras ao falar, ao calcular e ao soletrar.
FÍSICO:
Afeções do fígado. Remédio de lateralidade direita. Os problemas vão do lado direito para o esquerdo. DISTENSÃO DO ABDÓMEN. FLATOS, ERUCTAÇÕES, apos comer, apos evacuar. Apetite voraz pouco depois de ter comido. Aumento do apetite com dor de estômago, gastralgia, com diarreia, com fraqueza, com dor de cabeça. SONO NÃO REVIGORANTE. Impotência.
Ejaculação muito rápida ou falha durante o coito. Um pé quente, o outro frio
Os calcanhares gretados. Movimento das pernas tipo leque especialmente durante uma doença aguda. Dorme sobre o lado direito, dificuldade em dormir sobre o lado esquerdo.
MODALIDADES:
AGR.: após comer, frio, comida fria, mudança de temperatura do frio para o quente, ostras, cebolas, couves.
MELH.: após a meia-noite, afrouxando a roupa, cama quente, movimento, doces.
O tema é aborda o conflito entre a necessidade de sobreviver sendo fiel a si mesmo e a busca por um lugar na comunidade. Refere-se à transição da infância para a idade adulta, um período em que o indivíduo deve moldar-se para se tornar parte da sociedade.