• Malandrinum

    Malan­drinum

    Nosó­dio da doença chama­da “malan­dre” que afe­ta cav­a­l­os. No Dicionário de Matéria Médi­ca de J.H.Clarke e na Matéria Médi­ca dos Nosó­dios de Hen­ry Clay Allen encon­tramos: “De acor­do com Jen­ner, a origem da infecção var­ióli­ca bov­ina do úbere da vaca é o con­tac­to com a rel­va na qual um cav­a­lo infec­ta­do com a doença piso­teou”. No livro de Hen­ry Clay Allen, há ain­da: “out­ra origem históri­ca de uma fonte de infecção semel­hante, tam­bém de acor­do com Jen­ner, é que era trans­mi­ti­da às vacas orden­hadas por mãos sujas de pes­soas após cav­al­gar os cav­a­l­os infec­ta­dos com a doença”.

    Relações:

    Com­parar: Nos maus efeitos da vaci­nação, Var­i­ol. (Vario), Vac­cin. (Vac), Thuj, Sabi. (Sabin), Ant‑t, Apis, Sil. Em ger­al; cri­anças que manip­u­lam os órgãos gen­i­tais, Medor. (Med) (mas Maland. tem uma ação mais pro­fun­da). Em erupções pus­tu­losas, Hep, Merc. Com­parar tam­bém: Cas­tor equi. (Cast-eq), Hip­pozænin (Hip­poz), Hip­po­manes (Hipp).

    Causa:

    Vaci­nação.

    Cabeça:

    Ton­turas. — Dor de cabeça frontal e occip­i­tal. — Dulce. — Impeti­go cobrindo a cabeça des­de a coroa até ao pescoço e esten­den­do-se atrás das orel­has. — Crostas espes­sas e esverdeadas com crostas pál­i­das e aver­mel­hadas, comichão agra­va à noite.

    Olhos:

    Riscas ver­mel­has sob os olhos.

    Ouvi­dos:

    Cor­ri­men­to pro­fu­so, puru­len­to, amare­lo-esverdea­do, mis­tu­ra­do com sangue.

    Boca:

    Lín­gua: revesti­da de amare­lo, com uma lin­ha ver­mel­ha no meio (febre tifoide); racha­da e ulcer­a­da no meio; incha­da.

    Estô­ma­go:

    Vómi­tos de matéria bil­iosa; náuse­as.

    Abdó­men:

    Dores à vol­ta do umbi­go.

    Fezes:

    Fezes escuras e com cheiro a cadáver. — Diar­reia amare­la­da e com mau cheiro.

    Órgãos sex­u­ais mas­culi­nos:

    (A cri­ança manu­seia con­stan­te­mente o seu pénis).

    Órgãos sex­u­ais fem­i­ni­nos:

    Vagi­na fecha­da com crostas impetig­i­nosas, de cor amarela-esverdea­da-cas­tan­ha.

    Costas:

    Dor ao lon­go das costas, como se tivesse sido bati­do.

    Mem­bros:

    Dores dolorosas nos mem­bros e artic­u­lações. — Pon­tas roliças nas unhas das mãos e dos pés.

    Mem­bros supe­ri­ores:

    Crostas impetu­osas nos lados exten­sores dos ante­braços.

    Mem­bros infe­ri­ores:

    Dores, espe­cial­mente na tíbia esquer­da, com man­chas semel­hantes a petéquias na face ante­ri­or da per­na esquer­da, do joel­ho ao tornoze­lo — Petéquias em ambas as coxas, agra­va à esquer­da — (Knock-knee.)

    Pele:

    Varío­la. — Saram­po; tam­bém como pre­ven­ti­vo. — Impeti­go cobrindo a parte de trás da cabeça, esten­den­do-se pelas costas até às náde­gas e até à vagi­na; cobrindo os lábios. — Impeti­go nos exten­sores dos ante­braços. — Furún­cu­los. — Pús­tu­la maligna. — Maus efeitos da vaci­nação (pele seca e áspera). — Peque­nas man­chas ver­mel­has escuras nas per­nas, que não desa­pare­cem com a pressão. — (Febre tifoide. — Tifo pete­quial).


tradutor
error: Content is protected !!